quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ordenado minimo

O Caldeirão de Bolsa anda com uma discussão de rir à gargalhada despegada nos ultimos dois dias. Tudo começou quando alguém sugeriu que o problema de Portugal se resolvia com um decreto-lei que colocasse o ordenado mínimo a 1000 euros.

Para quem não conhece os argumentos contra o ordenado minimo aconselho a ler a (longa mas divertida) discussão onde apresento alguns argumentos que infelizmente não atingiram uma audiência racional, enfim, o pior cego é aquele que não quer ver.

Durante a discussão cheguei no entanto a um conjunto de países, com backgrounds diferentes, que não têm qualquer lei de ordenado mínimo e era isso que queria partilhar aqui com os leitores do Inflaccionista, entre parenteses estão as respectivas taxas de desemprego. Mais de metade destes países têm uma taxa de desemprego que se pode considerar residual, da outra metade todos têm uma taxa de desemprego inferior à portuguesa com a excepão dos EAU... até a Islândia onde são bem conhecidas as dificuldades recentes.

Austria (4.3)
Dinamarca (3.7)
Egipto (8.7)
Finlandia (8.5)
Alemanha (8.3)
Islandia (9.1)
Italia (7.4)
Liechenstein (1.5)
Malasia (3.5)
Noruega (3.1)
Singapura (3.3)
Suiça (3.6)
Emirados Arabes Unidos (12.7)

Quer sejam contra ou a favor do ordenado minimo, ou até que nunca tenham formulado uma opinião sobre o assunto acho que é uma bom tema de reflexão.

1 comentário:

Cirilo Marinho disse...

Amazing...

Confesso que fiquei viciado, tive de ler tudo até ao fim.

Mas estou sem palavras. Aquela mistura entre os conhecimentos económicos da Odete Santos, a modéstia do Zézé Camarinha e o sentido de oportunidade do Emplastro... Enfim!

E que paciência, Nuno! Que paciência...