quarta-feira, 23 de julho de 2008

Estados Socialistas da América

A Bloomberg reporta-nos esta semana que o Congresso americano anda muito ocupado. Descobriram recentemente, não apenas que os especuladores são os culpados pelos preços alto do petróleo como são também responsáveis pelos preços baixos das empresas financeiras nos EUA. Aparentemente a desvalorização do dólar não terá nada que ver com o preço do petróleo nem o facto de terem já falido este ano 5 bancos e se falar abertamente da nacionalização da Fannie e da Freddie (os maiores detentores de hipotecas nos EUA, com um valor superior a 5 triliões de dólares) estará obviamente relacionada com o baixo preço das acções neste sector.

Num caminho cada vez mais socialista (de uma marcha que já começou há muitas décadas) é uma questão de seguirmos o raciocínio e podermos contar, a prazo, com o retrocesso completo. Politicas proteccionistas, taxas alfandegárias a aumentar, diminuição do comércio mundial e as obvias tendências nacionalistas que de certo darão origem a um ou dois ditadores em locais que de certo hoje não esperamos. As guerras pelos recursos energéticos dos quais dependem as nações ocidentais serão também assumidas com maior naturalidade que o autoritarismo de um estado concentrado (déspota ou não) permite.

Agora aceito apostas… a continuarmos neste caminho socialista quem duvida que, de uma forma ou de outra, a culpa disto tudo vai ser atribuída ao capitalismo?

Sem comentários: