segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Leia Ayn Rand

É uma mensagem importante.

E servirá certamente para o leitor compreender melhor o mundo que o rodeia.

6 comentários:

Rod disse...

Caro Nuno Branco,

Apesar de descontextualizado, gostaria de saber o que pensa sobre o impacto dos fogos na Rússia, nomeadamente o embargo decretado à exportação de cereais. Num exercício de futurologia, gostaria que perspectivasse o impacto na economia global, tendo em conta 2 factores:
1) A população mundial cresce ao ritmo da nossa despesa pública;
2) Desde 2008 que o mundo se depara com uma crítica escassez de cereais...

...Agora vou ler Ayn Rand, que ainda não tinha tido tempo, desde a homenagem criaiva do norte-americano no Google Earth.

"Vivam a vida. Ajudem-se un aos outros"

Rod disse...

Devidamente contextualizado agora:
É curioso que, ao procurar informação sobre Ayn Rand, me depare com a seguinte wiki-referência: "Um de seus principais pupilos foi Alan Greenspan, mais tarde presidente do Banco Central dos Estados Unidos (a Reserva Federal)."

Para quem, como eu, leu "Alan Greenspan's Fraud" - o que nem é preciso, pois basta estar atento e questionar-se porque razão ele terá ido ao Congresso norte-americano pedir publicamente desculpas...), pensar que Ayn Rand poderá mostrar uma luz ao fundo do tunel parece-me rebuscado, se não grotesco. Todavia, manter-me-ei suficientemente "open minded" para audio-ler os seus romances. Que vou fazer agora, para não perder o balanço...

Rod disse...

Eis Greenspan no senado a admitir o seu erro ao acreditar que o mercado tem capacidade para se gerir a si próprio:
http://www.youtube.com/watch?v=txw4GvEFGWs&feature=related

(não quero ser um "teórico da conspiração", no entanto não entendo como é difícil - se não impossível - conseguir uma cobertura digna do sec XXI so seu "statement")... Sem cortes ou sons distorcidos. Strange, hum?
[Much to consider]

Rod disse...

Como me pareceu, Ayn Rand não é mais do que um peão dos republicanos para destronar BO...
Repare-se na reacção de Ayn Rand nesta entrevista, no minuto 6:
http://www.youtube.com/watch?v=-q7cje1I3VM&feature=related
Será esta a sociedade que queremos para nós?!?...
[religion's gonne, but judaism persists... as a culture!]

Nuno Branco disse...

Oi Rod,

1) Greenspan foi "amigo" de Ayn Rand na sua juventude. Greenspan fez muita coisa na sua juventude que não tem nada a ver com o que fez quando se tornou presidente da FED. Basta dizer que foi um defensor do padrão ouro.

2) Para se compreender Rand convém ler um livro de Rand e não um livro sobre Greenspan :)

3) Os países em desenvolvimento são capazes de fornecer cereias (e não só) a meio mundo se a UE e os EUA deixarem de subsidiar a ineficiência dentro das suas fronteiras.

Rod disse...

1) Greenspan cometeu um erro ao disassociar o dolar do ouro. Ao permitir que o mercado se regulasse por si próprio. Não sei o que lhe deu, pois tal como diz o livro ele fez tudo ao contrário do que havia defendido até então (?!). Porquanto pediu desculpas ao senado.

2) Vou lê-los nas férias (Atlas Shrugged e The Fountainhead). Já os tenho!

3) 'Se'... :)

Bom trabalho, vou continuando a assistir, ok?