segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coisas chatas...

Já vem este comentário um pouco fora de tempo mas lembram-se do grande sucesso que foram os stress tests à banca europeia? Afinal o mundo não ia ruir e apenas 7 bancos estavam com alguns problemas que poderiam ser facilmente ultrapassados?

O Allied Irish Bank era um desses que tinha passado com distinção. Foi nacionalizado e levou o défice irlandês acima dos 30% em Setembro, 2 meses depois dos testes estarem concluídos.

A farsa continua dentro de instantes...

PS: Ainda acham boa ideia uma agência de rating europeia?

4 comentários:

Sérgio disse...

Incrível mesmo!
Mas continuo a achar boa ideia uma agência de rating europeia, vejamos, hoje paga-se às três principais agências americanas para sermos aldrabados à vontade dos americanos, acho melhor pagarmos a uma agência europeia para sermos aldrabados à maneira europeia, aldrabice por aldrabice pelo menos que seja "made in europe"... isto porque reguladores que obriguem a uma total transparência nas contas é para lá de fantasia, uma utopia mesmo... Quanto à preocupação que o dinheiro das pensões, impostos, etc. dos cidadãos vai todo para buracos negros sem volta como este, acho que ninguém ainda tem esperança que o dinheiro que pagamos seja bem utilizado, e se alguém na casa dos 30-40 anos ainda imagina que um dia terá reforma do que desconta, é melhor pensar duas vezes.
Isto já nem com uma revolução...

Nuno Branco disse...

Quem paga às agências "americanas" são os seus clientes.

ricardo disse...

Ninguém é obrigado a pagar às agências "americanas" e só paga se acha que tem vantagem nisso.
A agência europeia iria ser paga pelos contribuintes, para jornalista ver e fazer fretes aos políticos.

Sérgio disse...

Mas um dos clientes das agências "americanas" não é o governo português,logo também o contribuinte português? ou são apenas os investidores que compram dívida pública?
Concordo que uma agência europeia seria uma fachada, mais uma, mas não vejo outra forma de fazer frente às outras...