sexta-feira, 30 de maio de 2008

Apresentação

Como participante que sou dos mercados costumo entrar em muitas discussões em forums de economia, de bolsa e derivados como o reconhecido Caldeirão de Bolsa.

Este blog surgiu pois como um local onde guardar as opiniões mais relevantes que deixo ficar nesse forum e servir como arquivo e memória dos meus pensamentos.

Espero que gostem!

Ler Mais...

Especuladores...

Há coisas que me fazem confusão... uma delas foi os pescadores hoje a fazerem greve devido ao preço dos combustiveis, pretendiam provavelmente um subsidio para fazer frente à escalada do petroleo pois entendem que não se pode fazer dinheiro suficiente a pescar com estes custos, mais vale ficar em terra. Poderia dizer que isto era um sinal da nossa cultura, até aproveitar para atacar o velho regime ou a cultura de esquerda que imperou depois do 25 de Abril mas fiquei a saber que os pescadores espanhois (habituados à direita do Aznar) e os franceses (naquela republica socialista) se juntaram aos nossos compatriotas nos queixumes. É pois um problema europeu, eu que às vezes me esforço para encontrar pontos de verdadeira união nestes 27 países finalmente encontrei um no jornal da noite: a falta de cultura de mercado.


O preço do combustível disparou desde Agosto de 2007 e realmente acredito que seja impossível continuar a pescar e manter as mesmas margens de lucro a não ser que... pasme-se... subam o preço do peixe. Será uma solução tão dificil de executar? É que se estes que protestam não o fizeram então aqueles que decidirem fazer-se ao mar ficarão realmente contentes pois poderão aumentar o preço duas vezes: a primeira para cobrir o preço do combustivel e a segunda para se aproveitarem da falta de peixe no mercado devido à falta de pescadores no mar.

Será fácil de compreender que os pescadores não tenham estudado as dinâmicas das curvas da oferta e da procura num mercado livre, mas é para mim dificil entender que não tenham aumentado o preço do peixe antes de correrem para as saias dos governantes a clamar subsidio.

Mas tudo isto fez-me pensar, de barriga já cheia de um belo bife de vaca (que está cada vez mais caro), das razões por detrás da subida de preços dos bens como o petróleo, os cereais e os metais. Dependendo de quem se pergunta há varias respostas.

Quando se pergunta a um economista a resposta será a da procura/oferta. A China consome hoje mais de 10 milhões de barris de petróleo por dia, coisa impensável há uns anos atrás. Nas suas pisadas segue a Índia e outros países em franco desenvolvimento como o Brasil. Há pois um aumento da procura que não tem sido satisfeito pela oferta... os novos postos de petróleo postos em funcionamento (poucos) extraiem pouco mais petróleo do que aqueles entretanto esgotam... há até quem diga que a máxima extracção de petróleo foi já alcançada (peak oil) e portanto o preço do petróleo só pode ser para cima.

Claro que, se perguntarmos a um politico ele esclarece-nos logo que a culpa é de uns malandros de uns especuladores que andam aí pelo mercado.
Nada de pensar que andam por aí gatunos que levam mais dinheiro da gasolina do que a gasolineira através de duas coisas que se chamam ISP e IVA. Esses especuladores andam, imagine-se, a comprar petróleo (como se alguém quisesse isso para alguma coisa) e devido a essa compra os preços sobem. Portanto a solução politica é obvia: vamos impedir esta gente de comprar petróleo e os preços não sobem (tanto). Obviamente que isto trará problemas maiores, sem um mercado liquido que determine o preço os produtores não terão a segurança de hoje em dia e podem vir a diminuir a produção o que pasme-se... aumentará o preço do petróleo. Esperemos que estas mentes iluminadas que se estendem de Lisboa a Bruxelas não tentem recuperar a politica de Nixon nos EUA nos anos 70 em que simplesmente congelou o preço da gasolina por decreto... foi realmente assegurador saber que a gasolina não aumentava de preço de dia para dia, só é pena que quando se tentava encher o depósito não havia gasolineira nenhuma que tivesse o tão desejado liquido.

Há, obviamente, uma dose de especulação no preço do petroleo (como aliás, sempre houve) mas é preciso saber porque é que os especuladores se estão a virar para os bens materiais nos ultimos tempos. Nos anos 20 (a altura da grande depressão) houve um termo que andou na moda que se denominava "corrida à banca". As pessoas começaram a ficar desconfiadas da solvebilidade de certos bancos e decidiram, praticamnte todas ao mesmo tempo, levantarem o seu dinheiro desses bancos. Obviamente os bancos não tinham esse dinheiro (os bancos são apenas obrigados a ter uma fracção do dinheiro em reserva) disponível e não poderam devolver todo o dinheiro às pessoas. Interessa apreender daqui que se não houvesse a corrida à banca o banco continuaria a funcionar normalmente e capaz de fazer as operações do dia a dia... uma crise de confiança no sistema bancário da altura foi o suficiente para destruir uma série de bancos.

Inventou-se então nos EUA a Reserva Federal Americana (FED para abreviar - a congénere do nosso antigo Banco de Portugal e do agora "moderno" Banco Central Europeu). A função da FED é garantir que os bancos são soluveis. Quando houver uma corrida à banca a FED empresta o dinheiro... como é que eles fazem isto? Ligam a máquina de impressão e imprimem notas que cheguem para pagar a toda a gente (hoje em dia não precisam de imprimir nada, vai tudo por via electrónica para as contas bancárias).

Assim, as pessoas ficam asseguradas que o seu dinheiro está seguro e nunca mais se ouviu falar de corridas à banca até a Northern Rock ter tecnicamente falido o ano passado devido à crise de crédito hipotecário. Sendo uma empresa britânica os governantes de sua majestade depressa se chegaram à frente para garantir que os depósitos das pessoas estavam garantidos pelo Banco Central. As pessoas voltaram à sua vida mais descansadas...

Mas houve uns malandos que se chamam "especuladores" que não ficaram descansados. É que esta gente percebe que este dinheiro vai ter que ser "imprimido" a partir do nada e através da baixa da taxa de juro como aconteceu em Inglaterra e nos EUA. Ao contrário dos nossos amigos pescadores estes especuladores percebem a lei da oferta e da procura... sabem que se estão a criar mais libras, dolares ou euros então essas moedas vão valer menos.. se valem menos é melhor comprar tudo já antes que o dinheiro valha zero.

É uma nova corrida à banca, silenciosa e diferente de todas as outras porque os especuladores não perderam a confiança em nenhum banco específico. Perderam a confiança nos bancos centrais. Houve um período de excesso desde os anos 90 com baixas taxas de juro no mundo ocidental.
A globalização gerou poderosas forças deflaccionárias que permitiram que as taxas andassem em valores historicamente baixos (abaixo de 5%... acreditem que as taxas não estão altas agora). Quando as taxas estão baixas há mais dinheiro a ser criado através dos empréstimos que tem de ser aplicado em algum lado... nos anos 90 foi grande parte desse dinheiro investido no mercado accionista gerando a famosa "bolha tecnológica" que rebentou em 2001.

Com a economia em recessão devido ao rebentamento da bolha e após os ataques terroristas em solo americano a politica monetária foi imprimir ainda mais dinheiro. As pessoas não tinham dinheiro então baixa-se os juros. O resultado está há vista... uma bolha no sector da habitação que rebentou em 2007 nos EUA e ameaça rebentar por cá agora (já começou em Espanha)... a resposta da FED foi mais uma vez baixar as taxas de juro... criando ainda mais dinheiro. Há 20 anos que os principais bancos centrais mundiais estão a imprimir dinheiro: de bolha em bolha até ao estoiro final.

Quem anda nos mercados, os tais "especuladores", confiaram sempre nos bancos centrais e nas suas intervenções. Mas há que reconhecer que os resultados não têm sido optimos e dá-se então uma quebra de confiança. Essa quebra de confiança gera uma corrida aos bancos centrais.

Como é que se levanta dinheiro do banco central? Simplesmente gasta-se o dinheiro.
Compra-se petróleo, ouro, prata, arroz, trigo... tudo o que estiver no mercado compra-se... e compra-se depressa porque amanhã vai estar mais caro. Se eu tiver 100 euros hoje posso comprar um barril de petróleo, daqui a dois meses não sei se consigo atestar o depósito. Se não sei há incerteza, se há incerteza não há confiança no valor do euro... se não há confiança no valor de 100 euros é melhor gastar já enquanto o "otário" da gasolineira ainda aceita este papel como moeda de troca.

Os especuladores sempre existiram e sempre foram acusados de manipular os preços tanto para cima como para baixo (curiosamente ninguém se queixou quando os especuladores levaram o petroleo aos 10 dolares por barril). Quando existe um choque de preço desta magnitude em todos os bens ao mesmo tempo não são especulações de curto prazo... é medo... é pânico.

Os politicos antes de apontar o dedo ao mercado deveriam se calhar olhar para as suas politicas de défices expansionistas. Com guerras pagas a prazo, com planos de pensões que serão pagos por pessoas que ainda não nasceram, por subsidios que são pagos com dinheiro que é extraido da economia real ou que é imprimido livremente pelos seus colegas economistas nos bancos centrais. Deveriam saber dizer "mea culpa" e arranjar soluções... podem não resultar todas mas certamente trarão alguma confiança de volta ao mercado e ao valor do dinheiro.

Da maneira que preferem fazer as coisas o melhor é mesmo amanhã encher o congelador de peixe, antes que os pescadores percebam que ele vai aumentar... estando certo que Socrates e Cavaco não se irão esquecer de me culpar pelo aumento do preço da pescada.


Noticias relacionadas:
Cavaco Silva contraria Jaime Silva e defende mais apoios aos pescadores
Ministro da Agricultura apela ao sector da pesca para reflectir sobre propostas do Governo

Ler Mais...