segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Prata - Anomalia no mercado? (parte I)

Decidi interromper as minhas mini-férias para comentar algo de estranho no meu metal preferido - a prata.

Para quem acompanha sabe que a prata sofreu um sell-off na passada semana de cerca de 13% num só dia vindo a negociar perto dos $12 por um curto espaço de tempo e que se encontra agora a negociar perto dos $13 o que significa uma desvalorização de cerca de 40% desde os seus máximos em Março deste ano.

Até aqui tudo bem, ou tudo normal, visto que houve algumas noticias de alguns hedge funds a reduzir/anular as suas posições longas.

Pelo que me toca confesso que a primeira reacção que tive foi adquirir mais prata física (não quero entrar neste post em análises técnicas, nem se as tendências são bear ou bull ou se sou um idiota por estar a comprar prata) assim que vi estes valores e é aqui que se encontra a tal "anomalia" e divido em vários pontos:

1) Existem alguns sites americanos que simplesmente não têm prata para venda (ou se recusam a vender a preço spot mais a sua margem de lucro (normalmente $1)).

Tudo bem - rupturas de stock existem, de certo tencionam comprar mais agora que ela está barata

2) O dealer que usei pela primeira vez continua disponível para vender mas pede mais de $18 por uma onça de prata.

É estranho - é possível que tenham comprado a esse preço e não querem vender mais barato para não sofrerem perdas. É obviamente um erro económico pois se o preço de futuros indica que o preço é $13 não se justifica um premium de quase 40% e arriscam-se a ficar com todo o material em armazém em vez de o escoar a um preço que reduza as perdas.

3) O dealer em causa (e outros) anunciam que compram moedas de uma onça por quase $14 (premio superior a 7%).

Para quem não conhece o sistema de funcionamento destes dealers de moedas e barras de prata/ouro o esquema é muito simples. O preço é fixado duas vezes por dia (sessão de Londres e sessão de NY) e depois colocam o preço a que compram ligeiramente abaixo e o preço a que vendem ligeiramente acima embolsando obviamente a diferença como lucro da operação.

É a primeira vez que vejo um caso em que compram o metal acima do preço spot, criando na realidade uma deficiência no mercado que poderá ser aproveitada por qualquer operador com capacidade de arbitragem comprando o metal a $13, transformar em barra e vender a $14

O facto de este preço se manter acima do preço spot indica que essa arbitragem ainda não foi feita por nenhum operador, mais relevante, apesar de a prata ter ido perto dos $12 ainda não encontrei ninguém disposto a vender-me o metal a $14 (preço que estou disposto a pagar neste momento).

Conclusão:
1) Existe neste momento um desfasamento entre o preço da prata negociado nos mercados e o preço da prata negociado na "rua". Uma visita por vários dealers de moedas/barras de prata indica que não há ninguém (ou poucos) disposto a vender o metal aos preços a que são negociados no COMEX.

2) Um dos mercados (COMEX / Main Street) está desfasado das curvas procura/oferta (os futuros indicam que houve uma quebra da procura/aumento da oferta que os mercados tradicionais dizem não existir).

Será de acompanhar esta situação nos próximos tempos e ouvir reacções que venham das empresas mineiras, das mint houses (relembro que a os EUA racionaram a distribuição de Silver Eagles este ano apesar de se venderem em números recorde) e ver o que o futuro nos reserva.

Post original no caldeirão.

1 comentário:

Tiago disse...

Olá boa tarde, tenho dito em vários foruns e a várias pessoas e na minha opinião a prata é de facto o verdadeiro negócio da década e possívelmente do século. Pessoalmente tenho vindo a investir bastante neste metal desde 2008. Para quem quer estar prevenido para uma eventualidade aconselho sempre a compra de moedas de prata pura (bullion) de 1 onça ou pequenas barras de prata não muito grandes (máximo 10 onças) para fácilmente poderem ser vendidas ou trocadas.
Quem estiver interessado em comprar prata física pura (99.9%) em moedas ou barras pode contactar-me. Os preços são live (indexados ao spot price da prata). Aceito paypal e transferencias. Sou vendedor com 100% feedback positivo no eBay. Contactar para mais informações através do meu e-mail somzok@gmail.com. Os preços são os mais competitivos que poderá encontrar.

Bons negócios a todos e os melhores cumprimentos, Tiago.