sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Backwardation

Queria deixar aqui um artigo que acho da maior importância para os metais monetários (prata e ouro) escrito hoje pelo Professor Fekete.

Já aqui antes deixei artigos do mesmo autor e acho que são de uma grande clareza e uma mais valia para quem quer compreender a história do dinheiro e as implicações que o papel moeda e a manipulação de taxas de juro pelos bancos centrais têm na economia real.

Este artigo é muito importante porque nos fala de backwardation. Este termo significa que o preço, neste caso do ouro, no mercado internacional de futuros está a atravessar uma fase que nunca atravessou nos 36 anos de existência do mercado de futuros. Acontece que o preço do ouro para entrega em Dezembro está, em relação ao preço spot, mais caro do que o preço do ouro para entrega em Fevereiro (o contrato seguinte mais próximo de Dezembro).
Quando isto acontece, qualquer pessoa com ouro pode fazer dinheiro de uma forma muito simples: vende o seu ouro agora e compra um contracto de futuros para entrega em Fevereiro. Assim, em Fevereiro terá exactamente o mesmo metal que tem hoje e entretanto ganhou a diferença de preço entre um mês e outro.

Nos metais monetários estas situações são extremamente raras. Quando aconteceram no passado o mercado corrigiu-as em relativamente pouco tempo (algumas horas). O facto de que se prolonga no tempo há mais de 48 horas indica que um pânico silencioso está a ocorrer, ninguém vende o ouro agora porque não há a certeza de quem em Fevereiro haja ouro para entrega.

A tornar-se permanente a situação (nem eu nem o Professor dizemos que terá de assim o ser) indicará que a prazo nenhum valor será suficiente para comprar ouro, determinando assim o fim do sistema baseado em dinheiro fiduciário.

Um artigo que vale bem a pena ler.

Links relacionados:
Red Alert: Gold Backwardation!!!
Last Contango in Washington
COMEX Countdown!

Sem comentários: