quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Função pública ganha demasiado

Sobre as despesas do Estado com função pública, baseado neste estudo do Banco de Portugal, pode chegar-se à conclusão que Portugal não tem função pública a mais, ganham é bem demais especialmente quando comparados com o sector privado nacional e com a capacidade do país gerar riqueza.

Apesar de eu achar que ambos os casos são verdades(são demais e ganham demais) já que acho que o Estado fornece serviços a mais o facto da sua remuneração ser superior ao privado é grave. Não só porque têm um conjunto de benefícios que os outros não têm (como segurança de emprego) como normalmente prestam serviços menos rentáveis que os privados sendo uma injustiça tripla: produzem menos, têm beneficios exclusivos e ainda ganham mais.

Este texto do Portugal Contemporâneo é bastante interessante. A ironia de tudo isto é que a função pública é a primeira a protestar quando se lhe quer tirar qualquer coisa. Ou são inconscientes dos beneficios que têm ou são uma escorja desonesta, fazendo fé que é o primeiro caso convém educar a população.

1 comentário:

zeparafuso disse...

Mal agradecidos. Deviam todos estagiar no sector privado. Com metade dos funcionários o País andava melhor e gastava menos. O problema é "o que se faz ao excesso de funcionários?"