segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Para que caminho segue a Venezuela?

Era esta a pergunta de hoje no Caldeirão e ao principio pretendia apenas guardar aqui, para memória futura, este comentário que deixei em jeito de resposta:

Segue exactamente para o mesmo caminho que todos os outros caminharam quando tentaram estas políticas. Ao principio esta medida conseguirá apenas subsidiar o mercado negro pois será o ponto mais fácil de abastecimento para quem quiser fazer uns trocos.

No entanto, esta situação não irá durar muitos meses. Eventualmente os fornecedores recusam-se a vender a estes preços por várias razões, a principal porque em muitos casos os preços decretados não servem para cobrir os custos e mais cedo ou mais tarde o único mercado a funcionar para bens essenciais é o clandestino.

O Governo tentará como sempre retaliar contra estas pessoas que ele criou mas que serão vistas apenas como o anti-cristo e especuladores maléficos. Alguns serão presos e feito deles um exemplo. Isto fará o preço dos bens subir ainda mais para cobrir o risco.

Eventualmente grande parte da população fica mesmo sem acesso nenhum aos bens que necessita porque já não tem dinheiro para as comprar no mercado negro. O descontentamento social agrava-se, os poucos “comerciantes” que existem serão perseguidos não apenas pelo Estado como pela população esfomeada. Roubos e assassinatos em plena luz do dia serão algo comum até se transformar em pura pilhagem e desobediência civil que culminará num golpe de Estado capaz de colocar alguém mais competente na liderança da Nação ou na chacina dos que tentarem o golpe.


Mas o mais engraçado foi este link da Bloomberg que o Miguel aqui deixou. Sem eu saber já tudo isto se tinha passado na Venezuela, acontece que Chavez de história sabe pouco. Isto não é futurologia, é certo como a gravidade.

1 comentário:

andrecruzzzz disse...

estes socialistas teem mesmo azar... há uns anos era para o brasil em força...depois o real caiu e mais nao sei q mais e uns vieram de lá a segurar as calças enquanto q outros ainda estão lá à procura delas..
mais recentemente foi: para a venezuela e para espanha e para angola em força...isto faz-me lembrar aqueles prognósticos do pélé acerca da futura seleção sensação d um mundial..