sábado, 30 de janeiro de 2010

Sinais preocupantes (III)

Foi hoje quebrado, em fecho, o suporte que tinha referido anteriormente o que dá uma grande força aos bears no momento e com alguma confiança posso dizer que o topo do mercado está encontrado para os próximos tempos.



No imediato o downside deve ser limitado e o índice deve encontrar suporte nos 1030-1050 para depois ressaltar. Ressalto esse que não deve ultrapassar os 1080-1100 para os ursos continuarem no controlo.

2 comentários:

António disse...

Eu apontaria o suporte um pouco mais baixo por volta da média de 200 dias (1015-1020), mas sem dúvida que se trata de uma viragem em relação à tendência de subida desde Março (destaque para o volume forte dos últimos dias).
Como é que vê a principal causa disto? Aversão ao risco devido à crise(s) de dívida soberana? A subida do dólar assim o parece indicar (flight to quality).

Nuno Branco disse...

Em termos macro-económicos nada foi resolvido desde os mínimos do ano passado. Em alguns casos pontuais piorou mesmo devido às intervenções governamentais de forma que fico surpreendido mais pela duração do rally (10 meses!) do que por finalmente estar a dar sinais de inversão.

Tudo o resto é psicologia de massas (se o mundo ia acabar em Março de 2009, hoje parece que o céu é o limiet). O facto de termos fechado abaixo do suporte precisamente no dia em que os EUA saiem com um crescimento do PIB acima do esperado revela que quem comprou a teoria de que o pior já passou também já comprou as acções. Já não resta ninguém para fazer os índices subir.