sábado, 16 de janeiro de 2010

Um negócio diferente

Ontem, numa discussão do Caldeirão, começou a falar-se de micro-crédito e das ajudas que podem ser dadas desta forma aos mais desfavorecidos. O site mais conhecido de todos parece ser o Kiva onde quem tem dinheiro o deposita junta da Kiva que mais tarde é aproveitado pelas pessoas que estão no terreno para fazer empréstimos a taxas de juro mais baixas.

Já conhecia o site, mas confesso não ter gostado muito. Não é muito transparente e coloca o micro-crédito a par da caridade (para quem empresta) quando eu acho que se for visto como um negócio tem um potencial para atrair muito mais pessoas e assim o dinheiro chegar a mais locais. Meti mãos ao Google e encontrei o MyC4 que parece partilhar em parte a minha forma de pensar.



Eu gosto de gente que gosta de fazer dinheiro e que não tem vergonha disso. E assim, não foi difícil tornar-me um credor no MyC4 e em poucos minutos ajudei, com pequenas quantias, 3 pessoas a expandirem o seu negócio com taxas de juro superiores ao que muitos investimentos tradicionais estão a dar hoje em dia e com conhecimento do que vai ser feito ao dinheiro que empresto. Qualquer um pode fazer isto, o montante mínimo de cada empréstimo é apenas 5 euros.

Ao contrário da Kiva aqui corro alguns riscos: se as pessoas a quem eu emprestei não pagarem os empréstimos serei eu a assumir as perdas tal como corro o risco da desvalorização cambial mas penso que vale a pena. Se entrarem em default ao menos dei uma oportunidade a alguém, se tiverem o seu lucro como pretendem eu próprio terei um retorno acima da média e mais capital para voltar a investir no melhor negócio de sempre: a vontade humana de prosperar.

Visitem www.myc4.com e vejam se vale a pena. O tempo que "perdi" este Sábado à procura desta informação não o darei por mal empregue.

2 comentários:

Iceman44 disse...

So agora vi este post. Parece-me uma idea muito interessante! Vou investigar e quem sabe tambem investir. Acredita que esse tempo nunca sera perdido...

Elisabete Joaquim disse...

Concordo plenamente com a tua visão, e acabei agora mesmo de investir numa sra. do Uganda que quer especializar-se em acessórios femininos :)