quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma questão de sentimento

Como os leitores viram pela análise que fiz do Nasdaq 100 a quebra da tendência ascendente (desde Março de 2009) acabou por não confirmar o fim deste rally que fez já um ano, o índice acabou mesmo por fazer mais um máximo relativo na sessão de ontem.

Existem outros índices mais fracos, nomeadamente o nosso PSI20 que continua a debater-se com a resistência nos 7900-8100 e várias acções que compões o PSI20 continuam em claro território bear. O DAX (a minha referência para a Europa) também continua abaixo dos máximos de Janeiro.

Já o SP500 nos EUA (também o meu índice de referência para aquele lado do Atlântico) está agora nos mesmos níveis de Janeiro e todos os traders estão a olhar para esta área antevendo um possível duplo topo/área de resistência.

Mas do que vos queria falar era de dois indicadores de sentimento que o Incognitus tem acompanhado no ThinkFN: O sentimento AAII e o Put/Call Ratio. Ambos os indicadores mostram que os investidores estão novamente em euforia e que devemos esperar nova correcção nas próximas semanas.

Vejam os gráficos deixados pelo Incógnitus para uma maior percepção dos sinais.

Sem comentários: