sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ouro

Em relação ao recente comentário que o Sérgio deixou sobre a "correcção de verão" do ouro gostava de deixar aqui alguns dados.

Primeiro a análise que fiz para a ACE em Março onde discutia dois possíveis padrões que envolviam um primeiro teste ao máximo anterior (que fizemos a semana passada). De seguida temos que observar o price action mas com o ouro acima dos $1070 a hipótese de um cup & handle com projecção para os $1400 mantem-se em cima da mesa.

Se a actual correcção nos trouxer abaixo desse valor teremos que ser mais cuidadosos mas acima dos $1030 as coisas estão ainda controladas para os touros.

Depois, deixo também este comentário do Rick que está atento a valores parecidos com os meus, e que por enquanto entende esta correcção como uma oportundidade de compra.

Por fim, deixo a análise de uma estratégia "sell in May and go away" aplicada a este bull market do ouro. Não é muito rentável.

3 comentários:

Sérgio disse...

O ouro entre $1070 e $1030 seria uma correcção de cerca de 20% o que é bastante razoável, mas ao olhar para o gráfico entre Agosto de 2009 e hoje comparando com o mesmo período recuando dois anos (Agosto07-Junho08) o padrão é tão semelhante, quase um réplica perfeita que me interrogo se o padrão vai-se continuar a repetir, se continuar então poderemos ter uma correcção de mais de 40% (!) com o ouro a ir abaixo dos $800 e isso ia assustar muita gente...

andrecruzzzz disse...

caro nuno branco. queria por-lhe a seguinte pergunta:
como pode um particular investir(aforrar) em ouro?
barras? lingotes? as libras vendidas pelo bpi? guardar em casa ou no banco?

Nuno Branco disse...

A melhor forma depende de cada um, dos seus objectivos e, principalmente, do tamanho da carteira :)

Para especular sobre o ouro qualquer ETF negociado em bolsa serve. Para nos protegermos de um colapso do sistema monetário só mesmo o físico e aí, por razões óbvias, não convém que ele esteja no banco.

Se está em casa ou noutro lugar qualquer depende da segurança e/ou do seguro contratado. Mais uma vez depende bastante dos montantes que estamos a falar.

As libras são provavelmente das formas mais faceis de investir, mas segundo sei o BPI estica-se um bocado no preço que pede por elas.