quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dominós

Nota: Publiquei originalmente este post n'O Insurgente mas deixo-o também aqui.

Para os que não perceberam o meu comentário sobre o papel de Bernanke nas revoluções em curso decidi fazer este post com bonecos para que seja bastante claro. Não quero com ele minimizar as análises políticas que aqui, e noutros lados da nossa praça pública têm sido feitas mas eu sou um homem simples, talvez até simplista, mas que seja. É certo que cada caso é um caso mas quando vemos um evoluir de situações semelhantes em vários pontos do globo talvez haja um denominador comum.

Demorei a escrever porque tentei, em vão, encontrar o autor da seguinte frase que acho que serve de perfeita introdução aos gráficos que deixo em baixo. Ficará, infelizmente, desconhecido.

If the government had asked us for our money instead of our children things would have been very different. If they had asked us for our refrigerators, our cars, our comfort instead of sending our boys into a distant land to fight a strange war then maybe, just maybe, the Vietnam war would have never happened.



Evolução do preço do trigo:


Evolução do preço do milho:


Evolução do preço do arroz:


Além destas 3 razões que apresento como pequena amostra (outras existem mas estas são das mais relevantes) junta-se um USD em relativa força quando comparados com as moedas locais exacerbando o problema já descrito.

Lamento concluir que estes povos pouco lutaram pela sua liberdade, durante décadas viram as suas liberdades retiradas para sobreviverem perante a figura paternal de um ditador mais ou menos maléfico consoante a situação e nunca isso os incomodou. Não é a tirania que origina a rebelião, é apenas a falta de pão. Talvez o topo esteja já encontrado nestes mercados ou talvez não, para a questão em análise será irrelevante. Para o bem e para o mal, o que está feito… está feito.

Sem comentários: