segunda-feira, 2 de maio de 2011

Burn in Hell: Osama Bin Laden

Como por esta hora já é do conhecimento de todos Osama Bin Laden morreu esta madrugada durante uma operação militar dos SEALs americanos em colaboração com as autoridades paquistanesas.

Os efeitos da sua morte parecem estar a ter os mais variados efeitos no mercado, nomeadamente nos accionistas que estão a fazer uma grande festa, em gap up. A racionalidade da coisa é que não me parece grande, afinal de contas morreu Bin Laden mas que relevância tem isso numa estrutura descentralizada como a Al-Qaeda? Bin Laden ainda fazia alguma coisa? Não sei mas duvido que a sua morte, a médio prazo, tenha algum efeito positivo na economia a não ser que Obama venha anunciar que a missão no Afeganistão terminou e que é altura de parar com este desperdicio de recursos... improvável para já. O que será mais provável é, como já admitiram algumas patentes militares, repercursões da Al-Qaeda à morte de Bin Laden o que decerto não será positivo para ninguém.

Talvez mais relevante que a morte de Bin Laden seja o ataque da NATO que matou alguns familiares de Khadaffi. O mercado pode estar aqui a ver alguma possibilidade de o conflito terminar brevemente e que o petróleo liberado possa novamente chegar ao mercado.

De qualquer das formas, o USD esboça um ressalto, os índices accionistas sobem e o petróleo e metais preciosos descem. Pode ter-se fechado uma porta mas escancaram-se umas quantas janelas.

Sem comentários: