quinta-feira, 12 de junho de 2008

O populismo também é de esquerda

O país (e o Mundo) continua imerso no debate sobre o preço do petróleo. Ainda hoje vi no Parlamento o deputado Bernardino Soares (bancada do PCP) a pedir ao governo uma nova medida para combater este "flagelo" que passava por cobrar um novo imposto à GALP sobre os lucros vindos da "especulação".

Pelo que entendi do discurso, este lucro é aquele que é gerado pela variação do preço do petróleo enquanto a GALP o compra e mais tarde o vende (imaginemos que a GALP tem dois meses de reserva, comprou a 110 na altura e hoje poderia vender a 130 que é o preço actual). Apresentando a proposta como só a esquerda o consegue fazer surgem duas questões fundamentais:


A primeira é obviamente tentar perceber como é que alguém consegue chegar à conclusão de que aumentando o custo operacional do armazenamento de combustível (através do aumento de impostos) vamos ver uma baixa no preço do produto que está a ser armanezado? O que é que o faz pensar que esse custo não vai ser passado para o consumuidor?

A segunda é o que é que vamos fazer quando os preços baixarem. Para manter os stocks suponho que a dita empresa terá de comprar bens agora com base no preço actual. Se daqui a dois meses o petróleo estiver a 110 o que é que é feito? Tem direito a um desconto no imposto? É devolvido o dinheiro que perdeu na "especulação"?

A ver se percebo... quando o preço do petróleo subir os consumidores pagam o aumento a dobrar para subsidiar ainda mais um imposto. Quando o preço descer os contribuintes pagam à GALP o prejuízo que teve no armazenamento de combustível.

E no meio disto tudo é suposto termos combustiveis mais baratos...

Noticias relacionadas:
PCP lança “jornada nacional” contra aumento do custo de vida
Sócrates diz que fez a aposta certa na gestão da crise dos transportes de mercadorias

Sem comentários: