quinta-feira, 12 de junho de 2008

Procura e Oferta

Ainda sobre o preço do petróleo, Tony Hayward (presidente da BP) veio esclarecer que culpar os especuladores pelo aumento do preço do petróleo é um mito. Para exempleficar o seu ponto de vista deixou-nos com dois gráficos simples:




Neste primeiro gráfico podemos ver a evolução da oferta. Verificamos essencialmente que houve uma redução na produção de cerca de 130 mil barris de petróleo por dia. Como já tinha aqui escrito noutros artigos os novos poços de petróleo que surgem não chegam para suplantar a oferta dos que fecham. Só nos países da OPEC a produção baixou em 350 mil barris por dia.

Pior, no entanto, é o segundo gráfico: Aqui podemos ver que a procura aumentou em cerca de 1 milhão de barris por dia, criando na realidade um défice de 1.130.000 barris por dia em relação ao ano passado. Obviamente o maior crescimento na procura veio da Asia.



Pelo que se vê nos gráficos em vez de perguntarmos se os culpados pelo preço são os especuladores deviamos se calhar questionar se não foram os especuladores que andaram a suprimir os preços do petróleo durante todo este tempo (através de vendas curtas), agora que o pânico chega foram obrigados a cobrir as suas posições para limitar as percas financeiras e o pânico causou o aumento abrupto que se viu.

O petróleo barato acabou e vai continuar a subir até a produção aumentar o suficiente ou até os preços estarem altos o suficiente para suprimir a procura crescente dos ultimos anos... certo como 2+2 = 4.

Noticias relacionadas:
Sócrates admite que sentiu "o Estado vulnerável" durante a paralisação dos camionistas

Sem comentários: