sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Repensar a produtividade

Artigo original do Vida Económica:

A produtividade está na ordem do dia. A sociedade tem-se desdobrado em múltiplos debates sobre a matéria e o culminar desses debates está à porta com uma nova lei geral do trabalho. Confesso que o que mais me irritou nestes debates foi a ligeireza com que alguns argumentos foram expostos e como os casos são tratados. Quem não estiver mais atento fica com a sensação de que os trabalhadores portugueses são a raiz de todos os males e ignora por completo as responsabilidades dos gestores de topo e dos investimentos que podem ser feitos para melhorar o trabalho de todos. É preciso ter presente que a produtividade se mede com uma fórmula muito simples (Produtividade = Riqueza Produzida a dividir pelo custo de produção) e que para conseguirmos resultados durardouros devemos conseguir mexer em ambos os pontos da equação. Somente reduzirmos os custos de produção nunca poderá ser solução única a não ser que a esperança seja que eles tendam para zero.

Ler Mais...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Prata - Anomalia no mercado? (parte II)

No seguimento da mensagem anterior deixo aqui mais alguma informação relevante nomeadamente dois relatorios sobre as posições dos bancos sobre as commodities em Julho e Agosto.

Ler Mais...

Prata - Anomalia no mercado? (parte I)

Decidi interromper as minhas mini-férias para comentar algo de estranho no meu metal preferido - a prata.

Para quem acompanha sabe que a prata sofreu um sell-off na passada semana de cerca de 13% num só dia vindo a negociar perto dos $12 por um curto espaço de tempo e que se encontra agora a negociar perto dos $13 o que significa uma desvalorização de cerca de 40% desde os seus máximos em Março deste ano.

Ler Mais...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

As moedas do mundo...

Acompanho, e negoceio, bastante de perto o mercado cambial todos os dias e o mês de Agosto ainda vai a meio e já temos muito para ver. O que mais se fala é obviamente a recuperação fantástica do dollar frente ao euro (e à libra esterlina). Apesar de surpreender muita gente já tinha avisado há alguns meses que o Euro estava em território "bolha".

Ler Mais...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Índice de preços ao produtor

O Eurostat acabou de publicar o índice de preços ao produtor. Nota-se uma subida de 0.9% no mês de Julho o que dá uma taxa de crescimento anual de 8% nos preços medidos pelo produtor na zona Euro.

O que custava 100 euros passou a custar 108, com uma economia cada vez mais fraca haverão algumas reticências em passar todo este custo para o consumidor mas mais cedo ou mais tarde não restará outra soluçao que não seja essa.

Com o dinheiro a desvalorizar tão depressa é melhor poupa-lo ou investir em bens materiais que sejam realmente capazes de guardar o valor do nosso trabalho?