sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ignorância financeira

Portugal tem de enfrentar a crise financeira que bate à porta tal como todos os outros países. No entanto, Portugal é vitima de uma situação mais grave pois será um dos poucos países que tem um primeiro ministro completamente ignorante e ileterado em questões económicas e financeiras.

Em Setembro José Socrates já nos tinha presenteado com as suas afirmações na Assembleia da Republica dizendo que não sabia o que era o shortselling (venda curta) mas que era contra. Isto demonstra não apenas a sua ignorância sobre os mercados de capitais mas também a sua arrogância e intrasigência sendo contra algo que não sabe muito bem do que se trata (continuo a fazer notar como fiz anteriormente que as maiores quedas dos índices bolsistas vieram a seguir a este tipo de proibições por vários governos).

Ler Mais...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Sobre o Capitalismo...

The flood of misinformation, misrepresentation, distortion, and outright falsehood about capitalism is such that the young people of today have no idea (and virtually no way of discovering any idea) of its actual nature. While archeologists are rummaging through the ruins of millennia for scraps of pottery and bits of bones, from which to reconstruct some information about prehistorical existence—the events of less than a century ago are hidden under a mound more impenetrable than the geological debris of winds, floods, and earthquakes: a mound of silence.

- Ayn Rand, filósofa século XX

Ler Mais...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pensamento do dia

“We can guarantee cash benefits as far out, and at whatever size you like, but we cannot guarantee their purchasing power.”

- Alan Greenspan, Presidente da Reserva Federal dos EUA entre 1987 e 2006.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Boas festas

O Natal está a chegar e tem-se visto a actividade aqui no Blog a diminuir. Serve portanto este post para desejar umas boas festas a todos os leitores e que as passem junto de quem mais gostam.

No mundo económico continua tudo muito parecido ao que estava quando iniciei o blog. Os défices continuam a aumentar, a intervenção estatal na economia é cada vez mais gritante, a produtividade baixa, o desfile do desemprego ainda agora vai no adro, o crédito contrai-se, os bancos centrais manipulam as taxas de juro, os mercados accionistas continuam mergulhados no seu bear market e o ouro arrisca-se a ser o único investimento a não acabar o ano negativo.

Gostava de em 2009 poder falar de como a prata sobe de preço devido ao aumento da procura para aplicações industriais, de como uma economia vibrante faz com que este metal precioso se valorize, infelizmente pareço condenado a repetir-me sobre as condições monetárias que imperam e como o ouro é dos poucos refúgios disponíveis.

Boas entradas e que 2009 tenha melhores notícias para todos.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ainda há politicos honestos?

Na américa existe pelo menos um...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Certificados de prata

A fonte é um simples blog, como este, e vale o que vale. O link que aqui vos deixo reporta a história de uma simples pessoa que comprou um certificado de 100 onças de prata (cerca de 3Kg).

Pura e simplesmente não consegue que o seu banco (canadiano) lhe entregue o metal, o banco apenas se oferece para pagar o valor em dinheiro do metal. Isto levanta muitas questões sobre o serviço que está a ser prestado mas mais importante deve levantar uma questão na mente de todos nós investidores de prata: temos a prata que comprámos ou temos apenas uma promessa de prata?

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Backwardation

Queria deixar aqui um artigo que acho da maior importância para os metais monetários (prata e ouro) escrito hoje pelo Professor Fekete.

Já aqui antes deixei artigos do mesmo autor e acho que são de uma grande clareza e uma mais valia para quem quer compreender a história do dinheiro e as implicações que o papel moeda e a manipulação de taxas de juro pelos bancos centrais têm na economia real.

Este artigo é muito importante porque nos fala de backwardation. Este termo significa que o preço, neste caso do ouro, no mercado internacional de futuros está a atravessar uma fase que nunca atravessou nos 36 anos de existência do mercado de futuros. Acontece que o preço do ouro para entrega em Dezembro está, em relação ao preço spot, mais caro do que o preço do ouro para entrega em Fevereiro (o contrato seguinte mais próximo de Dezembro).

Ler Mais...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Preocupado com a deflação?

O melhor é investir em notas do banco central do Zimbabwe. Com uma inflação anualizada superior a 230.000% (duzentos e trinta mil por cento, não é erro) já são emitidas notas de 100 biliões de dolares do Zimbabwe.

Como a deflação anda tanto na moda eu decidi proteger-me e comprei no EBay uma nota de 50 mil por 1£ ... claro que a nota vale menos do que isso mas achei engraçado para referência futura... aqui fica a fotografia da nota:



Espero que tenham reparado na categoria deste tópico antes de comprarem notas...

Um país a saque

Enquanto escrevo estas linhas Portugal está a ser saqueado. Uma enorme transferência de riqueza está a ser realizada e conduzida pelos líderes da nação. É o mesmo de sempre mas desta vez nem têm vergonha.

A crise é uma oportunidade para muitos, assustando as pessoas que podem perder tudo, a casa para os altos juros ou os empregos para uma economia em recessão pode-se fazer muita coisa sem que haja um sentimento de revolta por aqueles que se vêm despojados dos seus bens. É assim que se roubam milhões e milhões...

Ler Mais...