terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Crise na California

A crise na California agravou-se e nem a ajuda do Governo Federal é suficiente para haver um volte-face e espera-se que, pelo menos 20 mil funcionarios publicos percam os seus empregos brevemente.

Em video fica um clip de noticias da CBS relatando os problemas para chegar a um orçamento.

2 comentários:

CS disse...

Já pensou no que diz o Roubini sobre as suas ideias:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/roubini-o-fim-do-laissez-faire-nao-e-o.html

Nuno Branco disse...

Primeiro penso que as declarações de Roubini nada têm a ver com o tópico da crise na California e em segundo lugar julgo que Roubini não seja ingénuo e como tal tenha achado que estavamos a viver numa forma de Capitalismo "laissez faire" como é implicito no titulo do seu artigo.

Lamento não ter encontrado nenhum link para as palavras de Roubini, que gostaria de ler, no texto do seu artigo. Talvez lendo as palavras dele conseguisse perceber onde falharam as "expectativas racionais" que eu não consigo perceber. Andaram gestores a arriscar o capital que não era deles para tentar maximizar o seu ordenado e regalias... a unica coisa de irracional é a do dono do capital que o deixou fazer isso. Mais irracional do que isso só os consecutivos planos para vir salvar os donos do capital dos seus comportamentos idiotas à custa dos contribuintes já esmagados pelo peso do Estado nas suas vidas diárias.

Vejo também que continua a achar que o Estado nada teve a ver com as bolhas de hoje e de ontem. Que acha que o mercado afinal não é eficiente e que em nada interessa os aumentos da massa monetária e do crédito para o formar das bolhas, a culpa é claro do mercado, o Estado "can do no harm".

É obviamente uma teoria completamente oposta ao que eu defendo e os argumentos estão espalhados por este mesmo blog para quem quiser ler.