sábado, 18 de abril de 2009

Mais um imposto

Provavelmente é algo que os leitores desconhecem mas sou um adepto da prática de mergulho, não do mergulho no mar nas férias mas daquele mergulho recreacional que levamos uma garrafa atrás das costas para podermos passar algum tempo em sossego com as criaturas marinhas.

Ora o Estado achou que andava muita gente a fazer mergulho em Portugal e que era inaceitável não tirar alguma receita fiscal desta prática, como se o IVA e o IRC cobrado às empresas do ramo (que genericamente falando não são muito abonadas) não fosse suficiente decidiu lançar um imposto individual sobre todos os mergulhadores portugueses criando uma licença especial necessária apenas para portugueses mergulharem em Portugal - num breve momento de racionalidade alguém se lembrou que não era boa ideia extorquir os turistas e limitarem-se aos camelos do costume.

Este novo imposto manifesta-se através da obrigatoriedade de ter um Titulo de Mergulhador Nacional sem o qual estarei sujeito a coimas se for fiscalizado pela policia maritima que aparentemente tem pouco trabalho aos fins de semana pois dedicam o seu tempo a perseguir as escolas de mergulho, pelo menos em Sesimbra.

Este imposto, perdão, esta licença é do melhor que há por duas razões:
1) Dispensando os estrangeiros desta idiotice os nossos politicos dizem que quem quiser praticar mergulho em Portugal pode fazê-lo livremente excepto se tiver o azar de morar neste rectangulo comandado por quadrados.
2) Eu, que sou detentor de uma certificação internacional tenho permissão para mergulhar em qualquer parte do mundo até aos 40 metros de profundidade excepto em águas territoriais portuguesas.

Esta charada que se tornou a legislação e o poder politico em Portugal está a ir longe demais. Acabem com a farsa, venham cá a casa e levem tudo, nacionalizem a minha empresa. Assumam-se, é isso que querem e é preferível para todos que roubem velozmente e à luz do dia para que possamos recomeçar do zero do que esta morte lenta por asfixia fiscal.

5 comentários:

Sérgio disse...

O próximo e um imposto por cada peido, informações fidedignas dizem-me que o Dec. Lei já se encontra em preparação...

Textículos disse...

Acho que o governo deve ter medo que encontrem o Estado lá no fundo! :)

Por mim vou continuar a praticar mergulho lá fora como à dois meses na Grande Barreira de Coral.

MC disse...

Camelos... ;)

Unknown disse...

Este imposto é repugnante porque mafioso: o novel Instituto do Desporto limita-se a cobrar uma taxa de 15 euros em contrapartida da entrega de um pedaço de plástico, com dados que obtém a partir de documentos como o título de mergulho PADI ou CMAS.
Chama-se a isso extorsão. Os senhores parasitas do referido instituto podem continuar a usar os seus cartões de crédito, secretárias e carros de serviço, mas não podem justificar a sua existência sem terem "receitas". Voilá.

Sobre o Peter Schiff aconselho a ler a entrevista que fez ao financeiro Suiço Marc Faber, onde este tece alguns comentários altamente "elogiosos" a personalidades como Greenspan e Bernanke, ou ainda ao palhaço do Geithner.

Nuno Branco disse...

Obrigado a todos pelos comentários, desconhecia que tantos visitantes aqui do inflaccionista fossem adeptos de mergulho.

Vai na volta já nos cruzamos no fundo mar :)