quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Frase do dia

Na petição que estou a promover alguém com claras dificuldades da lingua portuguesa em geral e do texto da petição em concreto (talvez aluna das Novas Oportunidades) deixou este comentário:

"Apelam para virmos morar para a Ericeira, depois de ca estarmos e pagarmos ca os nossos impostos, agradecem-nos desta forma. esta certo?!!!"


Portanto, se alguém conhecer a pessoa em causa não se esqueça de enviar um postal no Natal a agradecer o facto de ter ido morar para a Ericeira, por alguma razão que não consigo alcançar (se calhar é por não ter feito as Novas Oportunidades) parece que é um grande favor que um cidadão faz ao país, e eventualmente um grande sacrificio pessoal, ir morar para a Ericeira.

Aparentemente parece que também há beneficios fiscais na Ericeira (para compensar o sacrificio de morar em terra tão desolada) que consiste no facto de se entregarmos a declaração de IRS numa repartição local ganhamos uma auto-estrada à custa do resto do país... bem bom!

2 comentários:

JagoZ disse...

mas olhe que é verdade . a junta de freguesia da ericeira e a CMM durante os ultimos anos fizeram uma grande campanha para que mais gente viesse morar para a ericeira , VENHA VIVER PARA A ERICEIRA , era este o slogan principal da propaganda , mas havia mais ( alguns ainda andam espalhados por ai inclusivamente nos carros da junta de freguesia ) VIVE_SE BEM NA ERICEIRA , ERICEIRA A VILA MAIS LIMPA DE PORTUGAL . . . .

resultado desta visao da ericeira : á 20 anos a ericeira tinha 30 bares 8 discotecas ( uma delas a maior do país ) , hoje tem 4 bares e 1 discoteca com lotacao para 150 pessoas .
alugar uma casa em agosto podia custar 500 contos , agora custa 500 euros , ninguem vem ca passar ferias , as pessoas veem viver para a ericeira .

isto para explicar o porque desses novos ericeirenses estarem muito chocados com estas portagens , eles foram convidados sim , foram aliciados , mais que isso a actividade da terra ( o turismo) foi sacrificado para eles terem sossego e a terra só para eles , todo o sector comercial teve de se adaptar ou desapareceu , floresceram as mediadoras e fecharam as pastelarias , a terra mudou por eles , agora ainda querem que a terra pague a portagem deve ser isso . . .

destrui-se uma terra turistica , para se construir um suburbio á beira mar , isto tinha piada caso a maior recita do país nao fosse o turismo . mas o mesmo se passou com a industria , agricultura , pescas . . ups , foi em tudo , a cambada anti-capitalista que nos governa á 30 anos só destroi a economia , dizem o contrario , ajudam aqui e ali aquele sector , mas no fim esta tudo destruido . . temos pena é este o resultado , o turismo sera o proximo a cair , ja se notam os sinais de "ericeirazao" no algarve , lagos que era de longe o melhor do algarve é ja um suburbio onde há mais mediadoras que bares . . .

isto é muito facil de fazer , basta ter uma terra bonita ou á beira mar , construir uns mamarachos bem feios , para deixar de ser tao agradavel e tirar complexos a quem vem destuir tudo com construcao desenfreada , em breve a maioria da populacao só dorme na terra , nao trabalha nela , logo quer sossego e boa vizinhança , nao quer bares , filas de espera nos restaurantes e outras coisas tipicas de terras turisticas , por isso vao "forçar" as autoridades a ( esta foi piada as autoridades sao os organizadores da coisa , a maior receita das camaras sao as licencas de construcao , logo uma terra turistica é um empecilho do caraças )a fechar todos os establecimentos ou actividades que pretubem o bom viver numa terra pacata e para que se faça mais um loteamento porque o chefe la no ministerio tambem quer uma casita na terra . . .

na Ericeira foi assim , no resto do país nao foi muito diferente , destruicao da actividade economica usando leis , regulamentos , pressoes varias , ameacas . . . e claro o culpado continua a ser o empresario que quer ganhar dinheiro e nunca de quem usou e usa um poder total para inibir , proibir e mesmo destruir toda e qualquer actividade economica em nome do bem comum , destribuicao da riqueza e outras mentiras .

desculpe o desabafo , é a minha terra , custa-me muito ver o que lhe fizeram e ainda querem fazer , a ultima do ministro mario lino (novo ericeirense), uma mini marina num local onde pode fazer pelo mesmo preço a maior marina de portugal esta a dar-me cabo dos nervos , mas é esta a visao do novo ericeirense , só para alguns . . .

Nuno Branco disse...

Eu compreendo a nostalgia e alguma tristeza de quem vê tanta mudança na sua terra, nem sempre para melhor.

Não é esse o ponto do post. Ninguém lá vive obrigado, morar na Ericeira é o mesmo "sacrificio" de morar em Lisboa ou no Porto, quem acha que estaria melhor noutro local muda-se (e pode ser pela nacional para não pagar portagem ;) )