quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nacionalismo bacoco

Vitor Constâncio foi ontem confirmado para o lugar de Vice-Presidente do BCE, funções que irá desempenhar a partir de Junho próximo. Ironicamente as suas responsabilidades vão cair sobre a “estabilidade e supervisão financeira”, exactamente a área onde o ainda presidente do Banco de Portugal mais deficiências demonstrou.

Certamente este facto será usado pelos seus defensores para demonstrar como as acções do BdP nos casos do BCP, BPN e BPP foram tão exemplares ao ponto de lhe ser entregue tamanha responsabilidade no BCE mas não será nada disso. Enquanto os nossos governantes, à semelhança do que foi feito com Durão Barrosos, se multipliquem em declarações nacionalistas e no “orgulho lusitano” que é ter um português em tão alto cargo (conseguem mesmo ultrapassar o nacionalismo primário e imbecil próprio do PNR) o Público relata as verdadeiras razões desta eleição: é que dá jeito aos alemães para colocar Weber como o próximo presidente do BCE.

Esta nomeação de Constâncio nada nos diz sobre as competências do mesmo. Em vez disso, diz-nos muitos sobre a instituição que é o BCE e sobre os nacionalismos bacocos que imperam por toda a UE.

Mais uma razão para acabar com o banco central.

Sem comentários: