quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pedido de ajuda

Alguém me ajuda a esclarecer esta notícia?

Baseado no relatório do Banco de Portugal publicado ontem o "jornalista" chega à conclusão que a "dívida de Portugal ao exterior cai de forma histórica".

Ora sigam lá comigo este raciocínio comigo na página 2 do PDF linkado.

Dívida Externa Líquida aumentou de 144651 para 147928, ou seja, um aumento em 3.2 mil milhões de euros. Confusos com o título da notícia? Também eu. Analisando melhor os números parece que o que diminui em 3.6 mil milhões de euros foi a posição total de investimento em Portugal. Mas vamos ver melhor o quadro visto que este número é afectado por várias coisas, como por exemplo a valorização das nossas reservas de ouro em 2.8 mil milhões de euros. Quer dizer então que o investimento bruto reduziu em 6 mil milhões de euros certo?

Errado.

Vejamos a parte final do relatório que fala das posições dos investidores: Se não contarmos com as "Autoridades monetárias" (aka BCE) podemos ver que as posições caíram em 29 mil milhões de euros desde o trimestre anterior enquanto o BCE colocou à disposição 25.4 mil milhões (a diferença são os 3.6 mil milhões referidos no artigo).

Ora, alguém me explique uma de duas coisas:
1) Onde é que está a falhar a minha interpretação do quadro?
2) Como é que fugirem 29 mil milhões do país, ao ponto de forçar o BCE a intervir, se transformou numa notícia positiva?

Nota: Para quem quiser fazer as mesmas contas que eu, este XLS ajuda.

Sem comentários: