sábado, 9 de maio de 2009

Sobre os stress tests...

"Assistimos a uma brilhante actuação do Dream Team económico de Obama, com fugas de informação cirúrgicas nos momentos certos e pelos personagem mais apropriados, incluído o próprio Obama.
Tudo matematicamente certo.

Os Stress Tests validaram aquela realidade virtual e, agora que passaram e resultaram naquilo que Wall Street pretendia (necessidades de $74,6 bn -- abaixo dos $100 bn, que é o que resta ao TARP para manter o Sistema Financeiro a funcionar), o Efeito Obama e a Segunda Derivada continuam a aguentar o Bull.

O TARP ainda tem de ficar com alguns trocos para deitar a mão a cerca de 60% (número médio de várias previsões) dos bancos fora dos 19 grandes, e aos quais devem ser aplicados os mesmos princípios dos Stress Tests.

Mas o facto dos Stress Tests dizerem que o Citi apenas necessita de $5 bn desacredita a forma como foram estruturados e executados. Lembro que o FMI pensa que o sistema bancário americano precisa de amortizar $1,3 tr nos próximos 3 anos e o Citi é um dos grandes protagonistas.

Parece-me que há um grande risco, ao mascarar agora a realidade: os bancos continuarem sem financiar a economia real, apenas preocupados consigo próprios. Seria muito mau.

Mas agora tenho que acreditar que o Dream Team irá encontrando as várias poções mágicas à medida que forem sendo necessárias. "


Fogueiro in Caldeirão de Bolsa

Sem comentários: