sexta-feira, 8 de maio de 2009

Piramide Invertida

Trace Mayer, no seu livro The Great Credit Contraction, previu uma deflação de dimensões históricas. Uma das imagens utilizada por ele achei bastante interessante e partilho-a aqui.



Ele representa a estrutura financeira do mundo como uma pirâmide invertida. No topo estarão os bens mais duvidosos como os derivados e no fundo estarão as notas da reserva federal (o que chamamos dinheiro) e ainda mais abaixo, considerado por ele como o bem mais liquido de todos, o ouro. Acima do dinheiro, menos liquido portanto, temos os titulos de divida do Estado.

Temos visto claramente os investidores a saírem dos bens no topo da pirâmide invertida para o fundo. Como mencionado antes houve uma fuga dos créditos de alto risco para os titulos de dívida dos EUA no final do ano passado mas que agora parecem estar em queda livre.

A pergunta para um milhão de dólares, e que decidirá quem vai sair desta crise melhor do que entrou, é se realmente o que está a seguir nas cartas é a fuga para as notas do banco central e posteriormente para o ouro (e vá lá, porque eu gosto, para a prata também).

Sem comentários: