domingo, 7 de junho de 2009

Europeias 2009

Eu sei que ultimamente tenho andado a abusar da paciência dos leitores aqui com as eleições europeias mas façam mais um esforço para me aturar que elas acabam hoje e pretendo ser curto e grosso.

Os resultados nacionais já saíram e o vencedor claro destas eleições foi o Partido Socialista B com mais um euro-deputado que o Partido Socialista original. Os federalistas conservadores do CDS conseguiram eleger 2 e a extrema-esquerda soma 4 (talvez cinco, a contagem ainda não acabou), como já tinha referido aqui a tendência para extremar posições vem aliada à crise.

Numa vitória clara do supra Estado europeu ganhou o imposto europeu, ganhou o exército europeu e ganhou o mercado de dívida europeu. Ganhou acima de tudo a ideia de que Portugal pode sair desta crise mamando na eterna teta europeia. Perdemos todos uma boa oportunidade de olhar a Europa de outra forma.

Felizmente votam mais outros 26 países e esses não abdicaram todos com a mesma facilidade que nós da sua identidade como Estado-nação. Dou principal destaque ao Reino Unido onde o principal defensor da UE nestes moldes teve uma pesada derrota com apenas 13% dos votos. Dou também destaque à vitória de Angela Merkl na Alemanha, a unica lider europeia que tem demonstrado bom senso económico foi suportada pelos eleitores alemães que talvez não estejam muito dispostos a deixar os outros viverem às suas custas como pretendem Vital Moreira e Paulo Rangel. Também na Holanda este modelo Europeu ganhou novos críticos.

Em toda a Europa a abstenção foi alta demonstrando uma falta de interesse ou conhecimento do que é o projecto europeu e mesmo apesar de tudo isto não duvido que vão continuar a tentar enfiar-nos o Tratado de Lisboa pela goela abaixo... a ver vamos que resultados virão da Irlanda, o ultimo país a resistir aos avanços dos federalistas (a contagem de votos ainda ia a 50% da ultima vez que verifiquei, para já parece que o Libertas não vai conseguir eleger nenhum euro-deputado no seu país de origem).

Sem comentários: