segunda-feira, 29 de junho de 2009

Análise ao ouro

Todos sabem que nesta casa se gosta de ouro, que se recomenda vivamente contra as asneiras dos bancos centrais à volta do mundo e que é sempre um seguro, fácil de transportar, contra coisas muito erradas no nosso sistema monetário. Também sabem que não sou fã do EUR e que considero que existe uma probabilidade considerável desta moeda não chegar a fazer 15 anos (fez 10 no inicio de 2009) mas apesar de tudo gosto de olhar para os mercados sempre com olhos frescos e pronto a desafiar as minhas próprias crenças.



Em cima está o gráfico de ouro que detalha o movimento do preço nos ultimos dois anos. Desenhei duas linhas horizontais que representam suporte (a vermelho) e resistência (a preto) dos pontos chave deste mercado. Estando agora num momento de indefinição os cenários possíveis serão:
1) Fecho consistente acima dos $1000 que significaria uma grande probabilidade de o ouro voar até aos $1000-1200.
2) Fecho consistente abaixo de $860 que implicaria, no mínimo, uma nova visita à casa dos $600.

Neste momento dou maior probabilidade a uma descida acentuada no preço, em USD, do ouro por várias razões mas não será de ignorar as noticias de massificação do ouro e exacerbado optimismo com previsão do ouro a $5000 e até valores mais altos. Este ano na superbowl houve até um anuncio da Cash4Gold e também em Portugal a OuroInvest está agressivamente a expandir o seu franchising.

Para quem segue a teoria de Elliott verá a LTA (Linha de Tendência Ascendente) que desenhei desde os minimos do ano passado foi testada, desta vez pela parte de baixo, numa nova tentativa de ida aos $1000 falhada, um comportamento bastante normal quando se dá uma inversão de tendência.

Ora eu acho que no longo prazo o mercado de capitais e a economia tendem para o mesmo lado, mas num prazo mais intermédio o mercado é apenas o registo das variantes de humor dos seus intervenientes (e como estudante das ondas de Elliott teria muito para dizer sobre as extrapolações sociais destas ondas) e quando se chega ao pico do optimismo que normalmente é evidenciado por todos estes anuncios à volta do ouro (como em 2000 havia anuncios para ensinar cozinheiros a serem daytraders em pouco tempo) é normalmente sinal de um topo.

Cada vez mais os cenários traçados por Pretcher e Fekete têm maior influência sobre o meu pensamento relativo a esta crise. Acho que devem vender o vosso ouro? Não (a não ser que precisem mesmo). Acho que o ouro vai descer? Sim, mas também acho que vai continuar a ser o melhor asset de investimento excluindo talvez cash (se conseguirmos advinhar que moedas existentes hoje conseguirão sobreviver à crise - e a resposta pode ser mais dificil do que aparenta).

A melhor forma de negociar isto e com mais potencial de acerto e segurança? Comprar ouro e shortar acções, ouro ainda é dinheiro para muitos e num ambiente deflacionário poderá cair como os outros... mas menos, e poderemos então ganhar no spread entre os dois activos.

Disclaimer: Negociar futuros pode envolver perdas substanciais de capital, por vezes perdas superiores ao capital inicial. Esta mensagem tem apenas um fim educacional e não deve ser confundida com um conselho de investimento, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de perdas associadas com o conteúdo desta mensagem.

P.S.: Ainda não descartei o cenário de novos máximos em 2009 para os principais índices accionistas.

Sem comentários: