quinta-feira, 2 de julho de 2009

Curiosidades da zona euro

Perguntaram-me por e-mail recentemente se as moedas de ouro Austríacas (que já aqui recomendei) são reconhecidas como “moeda legal” ou, dito de outra forma, visto que têm uma denominação facial em euros se podem ser simplesmente trocadas por notas emitidas pelo BCE em qualquer banco comercial. Estava convencido de que seriam pela experiência que tenho da situação nos EUA (onde as moedas de ouro têm um valor facial de $50 e são reconhecidas pelo congresso como moeda legal) mas não tendo a certeza achei que o melhor era perguntar directamente à fonte, ou seja, ao BCE.

Ainda bem que o fiz porque já aprendi qualquer coisa hoje e assim partilho com os leitores. Existem 3 tipos de moeda reconhecidas pela Comissão Europeia:

1) Moedas de circulação
2) Moedas comemorativas
3) Moedas de colecção

As moedas de circulação são aquelas que todos temos na carteira. São emitidas individualmente pelos governos nacionais seguindo as directivas da CE e do BCE. Estas moedas como a maior parte sabe têm uma face comum a todos os países e uma outra face que tem um desenho próprio escolhido por cada estado membro. Uma moeda emitida em Portugal é considerada boa para pagamentos em qualquer país da zona euro.

As moedas comemorativas são moedas com um desenho diferente que podem ser emitidas pelos estados membros uma vez por ano para celebrar uma data especial de relevo. Estas moedas têm sempre o valor facial de 2€ e podem ser usadas em qualquer país da zona euro.

As moedas de colecção podem ser emitidas por cada estado membro mas são apenas consideradas moeda legal dentro das fronteiras desse estado. Adicionalmente é necessário que essas moedas em nada se assemelhem às moedas de circulação para não confundir as pessoas (não fosse alguém ficar chateado por ficar com uma moeda de ouro por 2€). A resposta foi-me dada por Anne Ropers da Comissão Europeia (Secretariat of the Mint Directors Working Group) que muito solícita até me indicou um URL onde podem ser tiradas todas as duvidas. A todos os curiosos, boa leitura.

Sem comentários: