quarta-feira, 8 de julho de 2009

Uma pequena pausa (2)

Há cerca de 3 semanas deixei aqui a indicação que o mercado estava preparado para tomar o seu descanso na subida desenfreada que vinha a fazer desde Março. Disse eu na altura que "vamos ter de assistir a uma correcção pelo menos até à zona dos 880-840 no SP500". Cá chegamos hoje pelo menos aos 870 e portanto é altura de voltar a rever a imagem.



O primeiro padrão desenha o que acho a estrutura de Elliot mais provável para o SP500 até ao momento. Ou seja, mais uns quantos pontos de quedas e depois inversão para máximos anuais (que prevejo serem os melhores preços que vamos ver nos próximos anos). Só quedas muito rápidas e violentas nos próximos tempos me poderiam fazer crer que os máximos do mês passado já não seriam ultrapassados.

O segundo padrão no gráfico é um conhecido Head & Shoulders onde se vê claramente as velas do mercado a desenharem os ombros e a cabeça com o "pescoço" nos 880 pontos o que costuma ser um sinal de inversão. Só tem um problema... é que eu não conheço ninguém que esteja no mercado e que não tenha olhado para aquele padrão de inversão, de tão óbvio que ele é duvido que realmente faça cumprir na totalidade o target que tem.

Se alguém tomou alguma posição curta baseada na análise do mês passado agora seria uma boa altura para fechar pelo menos metade da posição e deixar a restante seguir até à zona dos 810-820 que será o target do padrão H&S na figura... ajustando o stop pelo caminho.

Disclaimer: Negociar futuros pode envolver perdas substanciais de capital, por vezes perdas superiores ao capital inicial. Esta mensagem tem apenas um fim educacional e não deve ser confundida com um conselho de investimento, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de perdas associadas com o conteúdo desta mensagem.

Sem comentários: