terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Actualização de spreads

O "isolamento" da Grécia que tinha falado aqui está a acentuar-se a cada dia que passa. O spread da dívida grega para a alemã está quase ao nível de Março, quando o pessimismo nos mercados estava num ponto extremo.



Pelo contrário, hoje existe um optimismo keynesiano de que o pior já passou. Os Midas que operam as economias através dos bancos centrais fizeram o seu passe de mágica e tudo ficou bem. Porque está então a Grécia neste estado?

Quanto tempo mais conseguirão passar os nossos grandes lideres na UE a dar "apoio moral" aos gregos enquanto negam o óbvio?

2 comentários:

Manuel Pinheiro disse...

OLá. Concordo com o diagnóstico, mas como podem os lideres europeus deixar de apoiar a Grécia, garantindo que não haverá um efeito dominó ? Espanha, Irlanda, Itália, Portugal e por aí fora ?

Creio que a principal preocupação é este efeito e não alguma solidariedade especial com os gregos. O que pensa ?

Nuno Branco disse...

Penso que por um lado a Alemanha não tem capacidade financeira para nos salvar a todos (e quando falamos em apoios da UE sejamos claros que estamos a falar em apoios da Alemanha).

Por outro lado também penso que a Alemanha não quer arriscar as medidas sugeridas de simplesmente imprimir o dinheiro para salvar a Grécia.

A Alemanha terá de fazer contas e ver o que sai mais barato, salvar a Grécia ou deixar cair a Grécia mas é certo que o descontentamento dos alemães em relação às contribuições comunitárias já antecedia estes problemas (em pleno boom, já se queixavam) e de uma forma ou de outra vai ser muito dificil de gerir internamente.

Existe também a hipótese FMI.

Acima de tudo é importante lembrar que nunca nenhum conjunto de países tinha sido idiota o suficiente para colocarem a sua dependência monetária dependente de um conjunto de entidades externas. Não há portanto nenhum precedente para isto e prognósticos só mesmo no final do jogo :)