segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vergonha

Não é costume por aqui falar-se de aquecimento global mas faço hoje o que espero ser a primeira e última excepção para comentar esta vergonha que é o editorial de hoje d'O Publico.

Como é do conhecimento de quem se interesse por estas coisas, no último mês vieram a publico documentos que demonstram que um dos maiores institutos de "investigação" climática andou, nos últimos anos, deliberadamente a manipular os dados para que a desse a ideia de que a temperatura na Terra continua a aumentar e que este aquecimento tem origem no Homem. Não só a Terra está a arrefecer nos ultimos anos como a imprensa nacional tem sido de um silêncio ensurdecedor sobre este escândalo denominado climate gate pelos jornais internacionais que decidiram cobrir as noticias em vez de escrever editoriais ignorantes.

Infelizmente, este editorial demonstra bem o estado a que chegou a comunicação social portuguesa. Outrora foram o 4º poder, hojem são os serventes dos amigos que lhes pedem para desinformar.

2 comentários:

Sérgio disse...

São estas coisas que me assustam verdadeiramente, será esta cimeira um ponto de viragem na história? O que pretendem verdadeiramente com este esquema do clima? Costumo ter sempre algumas reservas quanto as teorias da conspiração, mas quando elas começam a tomar forma concreta dá um arrepio... Vi alguns videos de um tal Lord Christopher Monckton, parece um pouco teatral, mas faz pensar... estaremos a presenciar o nascimento de um "monstro" global? ou serão apenas devaneios de um "louco"? começo a simpatizar com o Lord... lol

Francisco Sousa disse...

(teclado holandês) Nao é só em Portugal. Todos os jornais liberais aderiram a esta iniciativa "global". E é isso que é assustador: nao deveria isto ser um tema científico? Deveria, mas claramente nao é.