sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Porque não compramos ouro

Um artigo interessante, se bem que pouco cientifico, sobre as razões que impedem mais pessoas de entrarem nos metais preciosos.

As cinco razões principais:
1) É demasiado caro.
2) Liquidez do metal, dificuldade em compreender como vender em caso de necessidade.
3) Descrédito das pessoas que promovem ouro, os compradores rejeitam os cenários apresentados.
4) Desconhecimento, as pessoas não entendem os metais preciosos nem porque é que alguém os havia de comprar.
5) Não estão interessados em ouvir os argumentos.

Pela minha experiência pessoal, o argumento que mais oiço é o 2) e o 3) mas já há muito tempo que não tento "converter" ninguém e os preços estavam muito mais baixos na altura, se calhar se falasse com as mesmas pessoas agora diriam que eu tinha razão mas invocando o ponto 1).

Cada um sabe de si...

6 comentários:

Sérgio disse...

Este ano decidi oferecer pelo natal, às pessoas mais próximas, moedas de prata de 1 oz, as Australianas que acho das mais bonitas e até teem uma pequena caixinha de plástico :) É curioso ver que não é dificil de encontrar caixas de chocolates que custam o mesmo ou até mais que 1 oz de prata, isso para mim só quer dizer uma coisa, apesar das últimas subidas (neste momento já em correcção) a prata no geral continua subavaliada, pelo menos é a sensação que tenho apesar de não ser perito na matéria.
O ouro, acho o mesmo... mas é muito "caro" para prenda... lol ;)

Unknown disse...

ola.

Sr. inflacionista seria interessante informar os leitores de como, em Portugal, se pode fazer poupanças a partir do ouro, os locais onde se pode comprar legalmente e os possiveis compradores para mais tarde se obter 1 retorno. Aguardo informaçoes suas sobre estas minhas questoes ou entao 1 link onde possa retirar estas duvidas. Cumps

Nuno Branco disse...

Não sei se isto ajuda:
http://inflaccionista.blogspot.com/2008/10/como-comprar-ouro.html

Unknown disse...

Ola Nuno. Muito obrigado pela sua resposta. Ja tinha lido esse artigo seu mas continuo com algumas duvidas. Por exemplo na caixa geral de depositos descobri esta informaçao ---> http://www.cgd.pt/Particulares/Familia/Catalogo/Ouro-Fino/Pages/Ouro-Fino.aspx porem e muito vago e nao me fala muito em condiçoes. Estava interessado em informaçoes do tipo, se o banco me pode voltar a comprar a mesma barra passado uns anos, ou se a posso retirar do banco, etc.

Cumps e desde ja o meu muito obrigado. Tenho aprendido bastante consigo neste blog. Bem haja pelo seu trabalho

Nuno Branco disse...

Eu acho que no Banco7 eles compram e vendem mas é em moedas. Eu sinceramente em Portugal não posso ajudar muito.

Já usei este dealer na Alemanha e não me posso queixar:
http://coininvestdirect.com

Tem moedas e barras.

Sérgio disse...

Também já usei o Coininvest, sempre correu tudo bem não tenho nada a apontar. Para vender não sei, nunca vendi e como penso (espero) que não tenha de vender a curto/médio prazo não penso muito nisso... logo se verá.