domingo, 7 de fevereiro de 2010

Manifestação: 5ª feira às 13h30

Não me lembro de alguma vez ter ido a uma manifestação mas parece que esta próxima quinta-feira, 11 de Fevereiro, terei de fazer uma excepção.

A situação do país não está para brincadeiras desde há algum tempo. Em cima da crise financeira que se vive, era escusada uma crise política mas as notícias que assombram repetidamente o país e a inacção das entidades que deviam ser um garante do Estado de Direito deixarão o mais pacato cidadão triste com a República.

Sobre a situação do país deixo-vos dois comentários que fiz n'O Insurgente (um resumo e o meu estado de espírito) mas o que vos queria transmitir é um e-mail que recebi hoje e que espero circule bastante até dia 11:

TODOS PELA LIBERDADE,
CONCENTRAÇÃO À FRENTE DA ASSEMBLEIA CONTRA OS ABUSOS DE SÓCRATES

Tendo em conta o que se passou nos últimos dias, fazemos aqui um apelo a uma manifestação pacífica contra este estado de coisas. Fazemos um apelo a todos os que não se conformam para sair à rua para demonstrar a nossa indignação pelo continuado degradar das instituições.

Portugal tem assistido a uma sequência de notícias que atestam o lamentável estado das nossas instituições democráticas. Em democracia, o valor da liberdade de imprensa é inquestionável, e não podemos admitir que os nossos governantes, em conluio com o poder económico sob alçada do partido/estado, atentem contra a liberdade de acção de órgãos de comunicação social considerados nocivos ao poder politico.

É tempo de agir contra estes métodos e contra a visão da democracia de José Sócrates. Não aceitamos ficar em silêncio perante a mentira e uma tentativa clara de controlar a comunicação social. Não aceitamos ficar em silêncio perante um acto que cerceia a liberdade de informação. As instituições estão em causa, mas quem legalmente pode reagir tem estado inactivo e até cooperante com a situação. A sociedade assiste com espanto e perplexidade à apatia dos políticos, mas não se conforma. Da esquerda à direita, dos mais conservadores aos mais liberais, rejeitamos a apatia e a inacção.

Respeitamos os resultados eleitorais e a vontade expressa pelos portugueses nas últimas eleições legislativas, mas parece-nos evidente que o actual primeiro-ministro não tem condições para continuar a exercer o cargo. O Partido Socialista, enquanto partido mais votado, deve assumir as suas responsabilidades.

O actual primeiro-ministro já não consegue ser o rosto de um governo que se pretende credível e confiável aos olhos dos portugueses.


O "manifesto" só peca por não conter referências a Pinto Monteiro e Noronha Nascimento também culpados pelo pouco respeito que nos merecem hoje as instituições oficiais. Mesmo assim é melhor que nada. Quinta é dia de orçamento na AR, também é dia de pedirmos uma República funcional.

Os leitores habituais que me perdoem esta intromissão política no blog mas a situação é demasiado grave para não fazermos nada. Voltaremos à economia brevemente.

1 comentário:

Nuno Branco disse...

A hora do "encontro" foi mudada para as 13h30 e tem entrada no FB aqui:
http://www.facebook.com/group.php?gid=290833203299