quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sinais preocupantes (IV)

Visto que este já o 4º post sobre a matéria convém recapitular o que tem sido a minha posição sobre os mercados. Desde que este rally começou em Março de 2009 que tenho vindo a dizer que era apenas uma reacção às quedas abruptas de 2008, as probabilidades de visitarmos novos mínimos, pelo menos em termos reais, é uma probabilidade que não está descartada.

Entretanto as subidas mantiveram-se por muito mais tempo (mas não por uma amplitude muito maior) do que eu esperava e no início de Dezembro enunciei 4 pontos que considerava importantes para uma viragem no mercado:

EUR/USD fechar abaixo de 1.50
Ouro fechar abaixo de $1000
Prata fechar abaixo de $16
SPX Fechar abaixo de 1000.



O primeiro sinal foi dado pelo EUR/USD pouco tempo depois indicando que a sua ida acima de 1.50 tinha sido um falso break da importante resistência. O segundo sinal foi dado hoje com um fecho da prata nos $15.30.

Entretanto a semana passada comecei a ver no mercado sinais de fraqueza. Primeiro quebrando a linha ascendente que vinha desde Março e depois finalmente quebrando o suporte que referi nessa mesma altura.

Disse também na altura que a quebra do suporte parecia indicar o início da "crise 2.0" mas que o movimento de queda devia estar perto do fim e que seria de esperar um "[r]essalto [..] que não deve ultrapassar os 1080-1100".



O ressalto aconteceu e chegou aos 1104 mas a queda abrupta de hoje confirma o meu cenário. O suporte que existia antes no 1085 é já completamente irrelevante e a considerar agora temos apenas a resistência nos 1104 e um suporte para o SP500 à volta dos 1020-1030.

Para quem gosta de Elliot Waves a leitura do gráfico torna-se ainda mais interessante pois estaremos agora numa onda III (de menor grau) o que indica que as quedas devem acelerar nos próximos dias e levar o índice aos 1030 mais depressa do que se imagina, talvez obliterando mesmo o suporte, mas quando lá chegarmos logo veremos.

Tinha também referido esta tarde que o "nosso" PSI20 tinha conseguido ter um fecho acima dos 7400 que era um suporte com alguma relevância. Veremos como corre o dia de amanhã mas com um fecho tão violento como o de hoje nos EUA é difícil de acreditar que o PSI20 se consiga manter acima dessa linha logo pela manhã. Quebrado esse suporte o índice poderá demonstrar tendência de queda livre até aos 6900 pontos, uma queda de mais 7% onde poderá tentar então consolidar.

O sentimento de mercado está polarizado. O AAII mostrou hoje um número elevado de bears o que não devia acontecer num topo tão importante mas por outro lado vejo algumas caras novas no Caldeirão, típico dos topos aparecerem novos investidores exactamente quando acabou.

Durante o dia de hoje falou-se muito em comprar esta queda porque "agora é que está barato", falou-se em "comprar o medo" e em muito mais coisas que se ouvia falar em 2007/2008. O clima de que "o céu é o limite" está de volta - mesmo a tempo de voltar a entalar os incautos.

Nesta altura, para mudar a minha opinião a médio prazo sob os índices só com um fecho acima dos 1104 no SP500 e acima dos 8100 no PSI20. Bons negócios para todos.

3 comentários:

Sérgio disse...

Acompanho regularmente os mercados, sobretudo dos metais, sobre os sinais preocupantes que referiu, a prata hoje já está abaixo dos $16, veremos se recupera durante o dia, mas a noção que tenho é que esta correcção vai durar algum tempo até encontrar um fundo com um período de consolidação. Veremos onde será... Bons investimentos! ;)

Nuno Branco disse...

Sim, duvido muito que voltemos a ver a prata fechar acima de $16 nos próximos tempos.

Nuno Branco disse...

A maneira como o SPX terminou hoje com grande esticão parece querer indicar mais uma viagem até aos 1080-1100 esta semana.

A aceleração que previa aconteceu, mas acabou em pouco tempo. Vamos ver o que traz a próxima semana.