quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Orçamentos

Então aqui vai um breve resumo do que eu entendi hoje da breve declaração do Primeiro Ministro e seu Ministro das Finanças:

1) O défice para 2010 está descontrolado. Para colocar a coisa novamente no caminho previsto vamos fazer uns jogos contabilisticos com a PT que garantem um encaixe superior a 2 mil milhões de euros. Vamos fazer de conta que não vai haver reformados na PT para não estragar as contas.

2) Dos cortes da despesa Teixeira dos Santos espera ganhar 3.4 mil milhões de euros. Dos aumentos dos impostos espera ganhar 1.7 mil milhões de euros. Ou seja, se as medidades de corte na despesa tivessem sido apresentadas em Julho de 2010 (o PEC II é de Maio) não seriam necessárias alterações do lado da receita (em 2011) para cuprir o objectivo a que o Governo se coloca.

3) Quando questionado sobre porque é que as medidas do lado da despesa não foram tomadas mais cedo, José Socrates responde “apenas agora estou convencido que são mesmo necessárias”. Uma avaliação (compulsiva) das capacidades mentais do chefe de Governo se calhar impõe-se dada a gravidade do discurso.

4) Isto é tudo mentiras e sonhos cor de rosa. Podia elaborar muitas razões para tal mas fica para um tópico posterior. Para já basta ver que ninguém se lembra quando é que foi a última vez que o ministro das finanças disse a verdade sobre o défice. Pelo menos este ano poupou-nos o triste espectáculo de revisões do défice mensais e optou pela contabilidade criativa com o negócio da PT.

3 comentários:

AG disse...

Era impossivel o TdS fazer um orçamento rectificativo, o mercado não o deixa por isso só sobrava ir buscar o 13º... ou então isto! Curioso é que o Fundo de Pensões estava em défice, e que a PT ainda tem que o reforçar em quase mil milhões antes de passar a sua gestão para o Estado. Nada disto pode ser positivo para a empresa e os seus funcionários, uma empresa que foi privatizada, afinal a Golden Share ainda serviu para mais alguma coisa. Gostei do ponto 2, pois realmente ironiza como as contas para 2011 são feitas com projecções que dificelmente se irão realizar. O défice estava fora de controlo, tal como se suspeitava na apresentação dos resultados da execução orçamental em finais de Junho. O TdS e o Governo passam novamente por mentirosos dizendo que estava tudo sobre controlo (a não ser que acabemos em 2010 com um superavit... i.e. a tal receita extraordinária). As irresponsabilidades na gestão, mentiras de 2009 e promessas eleitorais pagam-se caro, realmente não há almoços grátis; e ainda não pagámos metade da conta.

menvp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JPRibeiro disse...

Lamentável a todos os títulos que um governo inteiro ande anos a fio a enganar os portugueses falsificando a contabilidade nacional, e que já ninguém no país peça, não digo a prisão, mas pelo menos uma sanção qualquer aos culpados deste descalabro. Ninguém o faz NEM SEQUER A OPOSIÇÃO.

obs. A prisão é só merecida quando se trata dos dirigentes da Enron, ou quaisquer outros bandidos de um longínquo país. Não é nunca para os "nossos".