quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tradonomics

Tradonomics… é uma palavra que não existe como é natural, mas que acabou de ser inventada para descrever o meu próximo projecto que terá a duração aproximada de um ano. O objectivo é gerir uma pequena carteira virtual (apesar de ir replicar esta estratégia na minha carteira) de 10 mil USD durante um ano e ter um retorno real positivo (acima da inflação). Os trades serão normalmente sobre os índices americanos mas é algo que se verá com o decorrer dos 12 meses, a ideia é que sejam sempre com um risco controlado (2 a 3 por cento de risco em cada trade). A estratégia será de swing, ou seja, para prazos que podem ser desde 2 ou 3 dias até 2 ou 3 semanas dependendo do progresso do mercado.

Obviamente os trades serão todos colocados aqui no Inflaccionista para os leitores interessados poderem acompanhar. A ideia por detrás disto é obrigar-me a uma disciplina de trade e partilhar os resultados com os leitores. Se os resultados forem melhores que os esperados quem sabe não transformo o tradonomics em negócio. No pior dos casos, o de falhar redondamente, ao menos ficaremos com um registo de erros para posteriormente analisar e melhorar sobre eles o que nunca se perde.

Para já, na expectativa de ver o SP500 testar, e quem sabe quebrar, novamente os 1200 pontos faço o primeiro movimento da carteira. Compra de 4 contratos (CFDs para uma carteira deste tamanho) do SP500 a 1120 (valor de mercado) com um stop colocado nos 1060 pontos (risco total 2.4%).

Estes posts terão uma label própria para serem mais fáceis de encontrar.

Estado actual da carteira: Longo SP500 @ 1120.
Capital: 10.000 USD
Valorização: 0%

Disclaimer: Negociar futuros pode envolver perdas substanciais de capital, por vezes perdas superiores ao capital inicial. Esta mensagem tem apenas um fim educativo e não deve ser confundida com um conselho de investimento, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de perdas associadas com o conteúdo desta mensagem.

6 comentários:

Unknown disse...

Welcome back!
Muito boa iniciativa. Como aprendiz que sou, aposto uma entrada longa aos 1130 com a resistência rompida. De qualquer dos modos os 1200 são o objectivo que toda a gente tem na mira. Just my two cents...

Nuno Branco disse...

Os 1130 são de facto a batalha mais próxima mas a estrutura do último avanço dá-me alguma confiança de que serão quebrados nos próximos dias.

Se assim for será altura para apertar o stop quando a resistência estiver vencida.

Nuno Branco disse...

Oops... só agora é que abri a plataforma e reparei que o CFD já está a cotar nos 1136.

A ver vamos até ao fim do dia mas em principio vai dar para puchar o stop no fim do dia.

Nuno Branco disse...

Entretanto não gostei da reacção aos 1130 e vou sair deste trade. O mercado cota a 1123 nesta altura e usarei esse valor.

Drei disse...

Olá Nuno,

Utilizas algum tipo de oscilador, indicador de tendência, ou só mesmo por zonas de suporte e resistência?

Cumprimentos

Nuno Branco disse...

Olá Luis,

Não vou dar os detalhes do método que vou testar nesta carteira virtual mas baseia-se em tendências de curto e médio prazo, leitura de velas e suportes e resistências.

Às vezes até posso "roubar" descaradamente ideias a alguns "ATs" que vou seguindo e aplica-las na carteira se obviamente concordar com as ditas análises.