quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A escola (II)

Uma outra leitura que se me atravessou pela frente foi um dos manuais de estudo da cadeira Cultura Norte-Americana leccionada na nossa Universidade Nova de Lisboa.

Encontrei a indicação de que o presidente Truman era um presidente liberal. Tinha as minhas duvidas mas o manual de estudo esclarece e apresenta algumas iniciativas do então presidente dos EUA:

Introduzido o ordenado mínimo nacional
Extensão dos beneficios da Segurança Social
Apoios federais para novos proprietários de casas e construtores(começou aqui o subprime?)
Criação de um seguro médico universal
Subsidios para agricultura
E uma proposta pouco clara mas que se chamava "Fair Employment Deal" (parece que ser pago pelo trabalho executado não era justo)

Confesso que fiquei confuso, ao ler toda esta informação de um curso universitário actual senti-me defraudado. Sempre pensei em mim como um liberal mas sou claramente contra este tipo de leis. Fui então ao dicionário de português para ver se encontrava o que era um liberal e fiquei esclarecido.

Um liberal é aquele que segue a doutrina politica do liberalismo. O liberalismo é uma doutrina politica que é contra a intervenção do Governo na economia.

Fico na duvida sobre o que será mais grave, se ensinarmos aos nossos jovens que Truman era um liberal ou se é dizer-lhes que a atribuição de subsidios a certos sectores não é uma intervenção do estado na economia.

Haja bom senso senhores...

Sem comentários: