quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Continuam as nacionalizações

A 23 de Julho escrevi aqui um artigo entitulado Os Estados Socialistas da América e muita coisa se passou entretanto, nomeadamente a nacionalização de facto da Fannie Mae e da Freddie Mac que foram salvas pelo argumento de "demasiado grandes para falhar". É engraçado como os gestores destas companhias recebiam em 2006 e antes milhões de dólares em bonus e ordenados, ajudaram a criar toda esta trapalhada e agora o Governo (ou seja, os contribuintes) têm que assumir a trapalhada criada e lidar com a alavancagem excessiva usada pela gestão danosa anterior. O privado fica com o lucro enquanto os contribuintes ficam com o risco.

Há uma falência moral dos mercados e dos politicos mas muito mais se passou além disso...

Entretanto esta semana a Merril Lynch foi comprada a preços de saldo pelo Bank of America. A Lehman Brothers abriu falência segunda-feira depois de o Governo se recusar a ajudar a empresa para tentar mostrar alguma força moral ao mercado e que "não salvamos toda a gente". Infelizmente esse sentido moral durou apenas dois dias pois tiveram que salvar a AIG que detém cerca de 60 triliões de dolares em derivados de crédito - uma empresa que não é um banco, não é uma corretora mas simplesmente uma seguradora.

De repente a FED (Reserva Federal Norte Americana) decide adquirir 80% das acções da empresa sem que haja uma reunião de accionistas para deliberar sobre o assunto. A FED que tem como mandato ser um credor de ultimo recurso para os bancos de repente está a tomar conta de uma seguradora (o problema principal aqui foi que segurava a divida da Lehman Brothers) sem que alguma vez tenha sido mandatada para isso. Uma "nacionalização" de facto por uma instituição que para tal não está mandatada mas que sabia muito bem o preço a pagar se nada fosse feito... nem tempo houve para uma reunião no Congresso a extender os poderes da FED, será algo que será legalizado à posteriori.

Continuaremos no caminho das nacionalizações porque ainda há muito lixo para sair das contas dos bancos. Continuaremos a ver um deleverage das casas financeiras que arrastarão os preços dos bens de investimentos para uma deflação assustadora enquanto os bancos centrais continuarão a defraudar as bases das moedas para tentar conter esta deflação. Quer consigam ou não isto levará apenas a que os bens de consumo sofram de inflação colocando os povos entre a espada (deflação do preço das casas, das acções, etc.) e a parede (inflação da comida, combustivel, etc.). Os Governos com as suas intervenções vão piorar bastante a situação (como é costume) e tornar esta recessão muito mais grave e mais demorada.

É por isso que recomendo comprar ouro e prata. É como comprar um seguro, mesmo que esteja errado (e para o bem de todos esperemos que esteja) o ouro e a prata terão o seu valor intrinseco. Quando compramos um seguro contra incêncio para a nossa casa não ficamos tristes se ela não pegar fogo.

Sem comentários: