terça-feira, 31 de março de 2009

Cenários deflacionistas

Hoje trago aos leitores umas quantas perspectivas diferentes daquilo que tenho defendido por aqui. Porque são pessoas que, apesar de ainda não me convencerem completamente dos seus argumentos, eu respeito pelo passado que têm e das previsões correctas que têm feito com consistência ao contrário dos pára-quedistas que vão aparecendo nos media. A principal diferença entre estes textos que aqui vou deixar de Antal Fekete e Robert Prechter é que não pedem ao banco central para imprimir mais notas para acabar com o ciclo deflacionário, bem pelo contrário afirmam que estas medidas apenas podem piorar a situação.

Começo com o artigo de Fekete, já conhecido pelos leitores habituais, que nos introduz ao conceito de produtividade marginal da dívida, como esse valor passou a negativo em 2006 e que efeitos tem a criação de mais divida (notas do banco central) num cenário destes. De seguida deixo dois artigos de Prechter sobre a economia de Jaguar e sobre as medidas do Estado para estancar a deflação. Leituras bem interessantes.

Ler Mais...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Gestão de risco

No recente relatório da OCC podemos ver como a JP Morgan detém (pagina 30) $87 triliões em derivados de metais preciosos (87 biliões no sistema europeu). Não fossem estes senhores banqueiros terem provas dadas de gestão de risco eficiente em outras situações, como por exemplo na sua exposição ao mercado imobiliário, e estaria preocupado.

Mas enfim, como é tudo gente séria, estou certo que não há nenhuma razão para dois bancos deterem uma posição curta correspondente a 25% da produção anual de prata nem que uma posição dessas possa alguma vez ser considerada manipulativa.

Ler Mais...

sábado, 28 de março de 2009

Frase do dia

Quer isto dizer que os portugueses que antes comiam pão com sal e manteiga sem sal, os mesmos que agora os nossos deputados querem obrigar a consumir pão sem sal, vão passar a barrá-lo com manteiga com sal, pois é o que gostam. [...] Ora, como a manteiga tem um valor superior ao do pão (como dizem os economistas, tem mais valor acrescentado), o nosso PIB irá aumentar. Temos assim mais uma medida para combater a actual crise.

Frederico Bastião, Jornal de Negócios sobre a lei que regula a quantidade de sal no pão.

Ler Mais...

quarta-feira, 25 de março de 2009

O mundo visto da China

Ler Mais...

terça-feira, 24 de março de 2009

Frase do dia

"This is a historic moment – the start of debasement of the world's reserve currency. In the grand sweep of history we are witnessing the end of Rome on the Potomac."

- Alan Ruskin, director do departamento cambial da RBS Greenwich Capital

Ler Mais...

A deflação

Para os que ainda acham que os tempos são de deflação gostava de deixar aqui este gráfico do índice de preços ao consumidor do Reino Unido desde Janeiro de 2005 até Março de 2009 (dados saíram hoje).

Os economistas que decidiram imprimir notas no reino de sua majestade devido à ameaça de deflação se passarem por aqui no inflaccionista talvez possam apontar no gráfico qual dos meses é que realmente os assustou o declinio dos preços.



Pensar que isto não pode acontecer na Europa é equivalente a pensar que a gravidade não se aplica a nós, somos especiais.

Ler Mais...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Há consequências

A loucura tem um preço:

China and other emerging nations back Russia's call for a discussion on how to replace the dollar as the world's primary reserve currency, a senior Russian government source said on Thursday. Russia has proposed the creation of a new reserve currency, to be issued by international financial institutions, among other measures in the text of its proposals to the April G20 summit published last Monday.

Não podem destruir o dolar e esperar que as outras nações assistam impotentemente.

Ler Mais...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Loucos... completamente loucos (II)

Peter Schiff na CNBC a tentar explicar porque é que o que estamos prestes a viver é uma crise monetária.

Ler Mais...

A ultima bolha (III)

Em Janeiro tinha aqui falado da ultima bolha a rebentar: a dos titulos de divida publica dos EUA. Após as noticias de ontem, como podemos ver no gráfico em baixo, a FED tenta re-inflar esta bolha.

Quer isto dizer que devemos aproveitar a subida dos titulos e comprar alguns? Não, quer apenas dizer que o crash vai ser muito maior.

Ler Mais...

Porque a crise não devia surpreender ninguém

Uma palestra de Peter Schiff sobre a crise financeira as razões que aqui nos trouxeram e o resultado a médio prazo das politicas que estão a ser seguidas.

Longo mas educativo.



Via Mises Economics Blog

Ler Mais...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pensamento do dia...

"O Governo é a unica entidade que pode transformar uma folha de papel em algo completamente inutil." - Ludwig Von Mises

Pensamento em linha com a loucura de há poucas horas.

Ler Mais...

Loucos... completamente loucos

É o que são estes banqueiros. Ben Bernanke acaba de fazer juz à sua alcunha de "Helicóptero Ben" e anuncia que vai comprar 300 mil milhões de USD em titulos de divida publica dos EUA além de ir aumentar a compra (mais $850 mil milhões) de outros instrumentos relacionados com crédito como hipotecas.

Este dinheiro, obviamente, não existe. Vai ser criado a partir do nada pelos poderes de Midas que o Congresso delegou no banco central e assim Ben Bernanke abre a caixa de pandora nos EUA que coloca o que uma vez foi a maior economia do mundo em rota de colisão com o Zimbabwe.

O mercado foi completamente apanhado de surpresa, a prata e o ouro que estavam até ao momento do anuncio a descer dispararam estonteantemente como refugio que são a estas barbaridades monetárias e roubos descarados às massas.

Gráfico de 5mn da prata:


Grafico de 5mn do ouro:


E também o Euro subiu estonteantemente quando o mercado se apercebeu que Trichet é o unico que ainda não perdeu a cabeça:



Dinheiro não é riqueza, quanto tempo demoraremos até nos apercebermos disso?

Noticias Relacionadas:
FED Injecta 865 mil milhões na economia

Ler Mais...

Frase do dia

"As economias como a portuguesa, as economias abertas, estão vulneráveis à crise internacional". - Teixeira dos Santos

Devemos entender que o que Portugal precisa é de um Hugo Chavez para nos tirar da crise (esse bastião da prosperidade que é a Venezuela) ou está o ministro apenas a preparar o terreno para proteccionismos alfandegários?

Ler Mais...

terça-feira, 17 de março de 2009

Foi bom enquanto durou

O Publico reporta que "Onze administradores da quase falida AIG anunciaram hoje a demissão do grupo segurador norte-americano, apesar de dez destes gestores terem recebido, em conjunto, prémios de 42 milhões de dólares".

Nas palavras de Francisco D'Anconia... "brothers, you asked for it".

Ler Mais...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Destruição de uma moeda, de um povo

O Zimbabwe sofre de uma inflação horrível, cheguei a fazer piadas com o facto mas hoje chegou-me este vídeo da realidade a que estão condenados os cidadãos à mercê de Robert Mugabe e das suas politicas de expropriação dos “ricos” e de inflação monetária sem precedentes (à excepção talvez da Republica de Weimar nos anos 20 e dos EUA nos últimos meses), a destruição de uma moeda (como o era o dólar do Zimbabwe) e a destruição de uma nação andam de mão dada. Como em tantas outras situações ao longo do tempo, espontaneamente, o ouro tomou o seu lugar deixando, como sempre acontece, os mais velhos completamente desamparados sem poder dar nenhum uso ao dinheiro que julgavam ter.

É bem visível no vídeo a utilização de uma nota de $50.000 a servir apenas de embrulho, retornando à sua função de vulgar papel que é, a algo que realmente tem algum valor: ouro. O paralelo entre as politicas de Mugabe não são antagonistas das politicas que têm sido seguidas no ocidente recentemente, a linha de pensamento é a mesma apenas muda o grau de execução. Será proveitoso pensarmos um pouco nas consequências e resultados que o povo do Zimbabwe conseguiu e vermos que para nós ainda não é demasiado tarde. Como seres humanos livres e racionais que somos é possível mudarmos o rumo.

Link para o vídeo.

Ler Mais...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Palavras não chegam

We can not go back to endless cycles of bubble and bust. We can't continue to base our economy on reckless speculation and spending beyond our means. I did not come here to pass our problems on to the next president or to the next generation. I'm here to solve them.

Se eu dissesse que estas palavras são de um conhecido politico provavelmente os leitores do meu blog relacionariam imediatamente com Ron Paul, mas surpresa das surpresas estas palavras pertencem mesmo a Barack Obama.

Senhor Presidente, palavras não chegam. Dizer que gastar muito faz parte do problema é bonito mas de nada vale quando no mesmo dia passa uma lei para estoirar 410 mil milhões de dolares em inutilidades. Fica no entanto a esperança de que mude o curso, no fundo a vergonha que demonstrou ao assinar a lei significa que ainda tem alguma noção de que está a fazer disparates.

Do artigo: Obama signed the bill in private, unlike a number of recent signings that took place with fanfare.

Ler Mais...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ainda a Suíça

A Suíça está à beira de ser ultrapassada na quantidade de ouro nos cofres pelo maior ETF de ouro no mercado - o GLD. Este ETF terá agora que duplicar se quiser ultrapassar a França o que poderá demorar algum tempo mas não deixa de evidenciar a procura por bens tangíveis no meio desta crise. Parece que o ouro não tem nenhuma "crise de consumo".



Update a 13.03.2009

E a Suíça foi mesmo ultrapassada...



Fonte: The mess that Greenspan made

Ler Mais...

A Suíça também tem impressoras

O banco central da Suíça anunciou hoje mais uma descida das taxas de juro para 0.25% (tiveram alguma vergonha de ir já para 0% mas não faltará muito) mas mais surpreendentemente anunciaram as suas medidas para imprimir notas, a denominação comum da pomposa técnica “quantitative easing” para deliberadamente desvalorizar o franco suíço, medida claramente relacionada com os problemas na Europa de leste, nomeadamente na Polónia, que já tinha referido há algumas semanas. Em baixo fica o gráfico do EUR/CHF que valorizou 3% em cerca de 15 minutos depois de terem sido anunciadas estas medidas.



Interessante como até à bem pouco tempo o sistema financeiro da Suíça era considerado dos mais rigorosos do mundo e a sua moeda um local de refugio em tempos de crise (em 2007, no inicio da crise viu-se bem este papel nas cotações). Como as coisas mudam…

Ler Mais...

terça-feira, 10 de março de 2009

Investir em euros

Uma perspectiva europeia de possíveis e respectivos retornos nos ultimos anos.



Surpreenderá, provavelmente, os menos atentos o facto de o petróleo, e apesar da recente queda vertiginosa, estar ainda 28% acima dos valores de há 5 anos.

Quem não ficará surpreendido com a queda da libra serão no entanto os consumidores da Amazon(.co.uk) que já há algum tempo têm aproveitado para encomendar alguns livros e séries mais baratas que nas "megastores" nacionais.

Ler Mais...

Bill Bonner e o "fundo"

O comentário desta manhã do sempre bem disposto Bill Bonner.

The Dow is down near 6,500. Only 1,500 points to go. At least, that was our guess a few years ago. We figured that the Dow would have to go to 5,000 in order to get down to real bottom prices.

Will the bear market finally be over then? Nope. That's just where you can begin looking for a bottom. Remember, markets tend to overshoot.


So far, the Dow has wiped out 43 years of gains. Adjusted for inflation, it was at this level back when the Beach Boys and the Beatles were just starting out. Actually, we don't remember when the Beach Boys and the Beatles began...but it must have been in the md- '60s.

Back in '66, the Dow hit a high for the cycle. It had been going up since the bottom in 1949. After the peak in '66, it retreated...and then staged another attack on the summit two years later. But inflation was getting pumped up too...and in real terms, the '68 high failed to better the peak of '66.

From '66 to '82 it was down, down, down. Then, Business Week threw in the towel: "The Death of Equities" said the cover story. Then, it was up, up, up...until...well, you remember the rest.

We only bring this up to warn readers: these major cycles take time. So far, the Dow has only gotten down to the '66 TOP. Now, it has to get to the '82 BOTTOM...adjusted for inflation. Where would that be?

Well....as we recall, the Dow was barely at 1,000 when the bull market began. And if adjust that to consumer price inflation, we come to a 2,000 - 3,000.

Will it get there? Who knows?

Ler Mais...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ouro e petroleo

Uma onça de ouro compra hoje muita coisa, por exemplo compra cerca de 20 barris de petróleo como é indicado em baixo. Quando no verão passado uma onça de ouro conseguia comprar apenas 7 barris de petróleo estranhei e avisei que ou o ouro tinha muito para subir ou o petroleo teria muito para corrigir... confesso que não tenho bola de cristal e as quedas violentas do petróleo surpreenderam-me bastante (esperava algo como uma descida para os $80, afinal chegou aos $35) mas mantendo a coerência penso que desta vez se vai dar o inverso. Ou o petróleo vai subir muito ou o ouro vai corrigir.



Ora se há coisa que deu alegrias à minha carteira o ano passado foi o ouro e confesso ainda não estar pronto para o largar, no entanto não será nada mal pensado começar a molhar os pés no mercado energético. Ao contrário da banca um barril de petróleo ou uma onça de ouro não podem declarar falência.

Ler Mais...

Ele também é humano

Warren Buffet veio dizer hoje que a economia "caiu de um precipicio" apenas seis meses depois de ter direito a uma página inteira do Wall Street Journal onde recomendava que os americanos fizessem como ele e comprassem acções. 100 mil milhões de prejuizos depois lá emendou o erro. Mais vale tarde que nunca.

Ler Mais...

A forma da recessão

Você sabe?

Ler Mais...

sábado, 7 de março de 2009

Já cá faltava

Este mês ainda não tinha sido nada nacionalizado, uma vergonha quando já se vai a dia 7 não ver melhores e mais audazes avanços da frente comunista europeia. No entanto, parece que Gordon Brown se prepara para apresentar trabalho.

The government is to take a majority stake in the recently-created Lloyds Banking Group, the BBC has learned. Under an agreement with the Treasury, the government's stake will increase from 43% to between 60% and 65%.

Felizmente há um plano executivo para esta nova empresa publica:
Some £260bn of toxic loans will be insured, and Lloyds will be required to lend more to households and companies.

Cá está a solução para a crise que faltava, um bocadinho de crédito. O mercado tenta parar estas medidas, o Governo vem por cima e manipula o mercado para que estas medidas continuem a ser implementadas. Quando chegar a altura de pagar por mais estes erros (além daqueles que têm sido cometidos desde o inicio da década) não desesperem que o culpado há-de ser o Capitalismo.

Ler Mais...

quinta-feira, 5 de março de 2009

Nova sangria em Wall Street

Enquanto escrevo estas palavras os principais mercados accionistas do outro lado do Atlântico seguem a perder mais de 4%. Fica o gráfico mensal do Dow Jones em anexo onde podemos ver que estamos em níveis de 1997.

Onde estão os especialistas do "Buy & Hold"?

Ler Mais...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Encolher os ombros

Quando perguntaram a Ayn Rand se a história de Atlas Shrugged era uma profecia ela respondeu simplesmente "espero que não, o romance apenas capitaliza nas tendências sociais que eu vejo mas os homens são seres racionais capazes de mudar o seu futuro". Numa altura em que a venda dos seus livros dispararam devido à promiscuidade do Estado na economia milhares de americanos saiem à rua em protesto.

Do artigo:
Enough. In a word, that is the message of disgusted taxpayers fed up with the confiscatory policies of both parties in Washington. [...] They were members of the silent majority who decided to be silent no more.

The perpetual Borrow-Spend-Panic-Repeat machine in Washington depends on the capitulation of the wealth producers. There's only one monkey wrench that can stop the redistributionist thieves' engine. It's engraved with the word: Enough.


Via Insurgente.

Ler Mais...

Jim Rogers e a agricultura

Jim Rogers fala neste vídeo como está a investir na agricultura e a razões que o a apostar neste sector. Surpreenderá os economistas que acham que temos um problema de consumo... parece que afinal produzir é que pode ser complicado.

Ler Mais...

terça-feira, 3 de março de 2009

Como se faz uma moeda

Este pequeno excerto de um documentário do Discovery Channel mostra como se fazem as moedas de prata pura de que eu tanto gosto. Achei engraçado e aqui fica o vídeo para os curiosos.

Ler Mais...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Dietas...

Cartoon do The Economist desta semana.

Ler Mais...

domingo, 1 de março de 2009

Pensamento do dia...

Choosing individual stocks without any idea of what you’re looking for is like running through a dynamite factory with a burning match. You may live, but you’re still an idiot.

Joel Greenblatt, "The little book that beats the market"

Ler Mais...