terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tesourinhos Económicos

No seguimento do tópico anterior deixo aqui alguns tesourinhos económicos do Youtube onde se pode ver como pessoas informadas viram a crise bem a tempo e propuseram soluções. Fica então a lista de video.

Esta discussão é de Agosto de 2006. Enquanto um debita a ilusão de riqueza produzida pelo FED Peter Schiff fala de dinheiro a sério e riqueza realmente acumulada.

Em 2007, enquanto o Bull Market respirava o seu ultimo fôlego, Peter Schiff continuava a ser apenas um alarmista a prever o fim do mundo. Os avisos que faz sobre o problema do sub-prime são completamente ignorados.

Ainda em 2007, Bill Bonner repete o que anda a dizer desde 2001... que os erros dos bancos centrais, bancos generalistas, dos investidores e dos consumidores têm que ser corrigidos.

Em 2008 Peter Schiff continua a ser gozado. Pode-se ver no quadro, enquanto o outro comentador vai dizendo que estamos no fundo do mercado, que o Dow Jones estava acima dos 11000 pontos. Hoje esteve a 8000...

Também este ano (já aqui coloquei videos mais antigos (1995)) podemos ver Ron Paul, este ano candidato presidencial nos EUA derrotado por John McCain nas primárias, a falar com o actual presidente da Reserva Federal sobre o estado do dolar e a inflação monetária.

São apenas alguns exemplos que aqui vos deixo demonstrando como a crise foi prevista por intervenientes que acreditam que apenas os mercados livres a podem resolver (com alguma dor como é natural) e que apontam o dedo aos mercados que se fazem passar por livres (como as taxas de juro). Curioso como ainda hoje uns são gozados ou até repudiados pela comunicação social enquanto os que nunca viram nada disto a acontecer vêm agora apontar soluções... é importante decidir em quem queremos acreditar e que conselhos queremos seguir.

Sem comentários: