A Europa anda à beira de um ataque de nervos... Ele é Gordon Brown a nacionalizar a banca, é Sarkozy a pedir uma cimeira internacional, é Barroso a encontrar-se com Bush e é Merkl a apoiar todos os passos.
A Europa, que nunca se entende em nada que alguma importância tenha, parece que anda mais unida demonstrando que são as crises que nos unem. Especialmente quando o que nos une é o facto de estarmos todos "entalados" com o mesmo problema. Citando o antigo secretário do Tesouro no tempo de Nixon, John Connally:
The USD is our currency but your problem.
Em português: O Dolar Americano é a nossa moeda e o vosso problema.
E é este o problema que inquieta a europa. O problema de terem vendido o seu ouro para encher os seus bancos centrais de papelinhos americanos que a cada dia que passa valem menos.
É assim, com um misto de esperança e de medo (porque nunca se sabe que aberrações são capazes de sair da mente dos politicos), que espero pela tal reunião internacional para rever o "sistema financeiro mundial". Começamos mal pelo nome que o presidente Francês escolheu, o problema está no sistema monetário e não no financeiro mas haja esperança que mentes sãs prevaleçam e que o dinheiro honesto possa voltar às nossas vidas.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Europa inquieta
Etiquetas:
Bancos Centrais,
Dinheiro,
Governo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário