domingo, 12 de outubro de 2008

Como comprar ouro?

Espero que ninguém leia este tópico sem ler o anterior e perceber o porque é que se deve comprar metais precisos.

Para quem aplica as suas poupanças no mercado de capitais e pretende apenas ter parte do seu portfolio exposto aos metais precisos existem dois ETF negociados na bolsa de New York que garantem essa exposição. Os mais conhecidos são o SPDR Gold Trust (GLD) e o iShares Silver Trust (SLV). Não recomendo esta exposição sem primeiro ser assegurado uma exposição física e real aos metais em si porque com transacções em bolsa não estamos protegidos contra o risco sistémico do sistema monetário. Caso ele aconteça não é garantido que tenhamos acesso ao metal se precisarmos dele para trocas comerciais e assim perdemos grande parte da utilidade do nosso investimento.

Quanto a adquirir o metal em si o mais fácil é visitar o balcão do seu banco. A maior parte vende pequenas barras de ouro (a partir de 1 grama).

Existem também várias moedas de vários países que são feitas completamente em ouro e/ou prata. Uma grande vantagem do ouro em relação à prata em Portugal é que a prata, ao contrário do ouro, paga IVA o que é ridiculo pagarmos um imposto sobre o dinheiro que poupamos mas assim são as leis do nosso país.

As moedas mais conhecidas são as Krugerrands (Africa do Sul), Buffalo (EUA), Gold Eagles (EUA), Maple Leafs (Canadá) e Philarmonicas (Austria) tendo estas ultimas a vantagem de ter um valor facial em euros (que obviamente é inferior ao valor da moeda). Todas estas moedas têm o peso de 1 onça Troy (31.10 gramas) e têm elevado grau de pureza (99.9% - a Gold Eagle tem um pouco menos mas isso é reflectido no preço).

Para os pequenos investidores as moedas serão certamente a forma mais fácil de ter acesso a ouro puro no entanto para quem quer ter acesso a uma maior quantidade de metal o mais fácil serão as barras de metal oficializadas pela LBMA (London Bullion Market Association). Para a prata são barras de 1000 onças (31.10 Kg) e para o ouro são barras de 400 onças Troy (12,44 Kg). Estas vêm com cunha e número de série para comprovar a autenticidade delas.

3 comentários:

Arco-Íris Centro de Apoio Escolar disse...

Já fiquei a perceber mais um pouco sobre a compra de ouro, mas poderá deixar uma estimativa sobre o preço de uma pequena barra de ouro?
Obrigada
Lurdes

Nuno Branco disse...

Só agora vi este comentário recente num post que já é bastante antigo (de 2008).

O preço da barra de ouro varia todos os dias consoante as variações dos mercados. Quando escrevi o artigo o preço andaria à volta dos 2000 euros por uma barra de 100 gramas enquanto hoje ronda os 3200 euros.

Ao valor menciondo devemos acrescentar comissões.

Nuno Branco disse...

Já agora informo que durante este ano me tornei um fornecedor de ouro.

Quem quiser comprar libras ou barras pode pedir-me uma cotação por e-mail.