segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Helicóptero" Ben

Ben Bernanke, o actual presidente da Reserva Federal dos EUA (mais conhecida simplesmente como FED ou o banco central americano) ganhou a sua alcunha de "Helicóptero" quando ao pronunciar-se sobre a grande depressão (caracterizada por uma forte deflação tanto da massa monetária como dos preços nominais dos bens) comentou que nunca deixaria que algo assim se voltasse a repetir. Se necessário distribuiria notas a partir de helicópteros para impedir que os EUA atravessassem de novo uma crise como a de 1929.

Falo nisto, particularmente hoje, porque o presidente da FED acabou de ir testemunhar ao Congresso sobre os passos que estão a ser tomados para enfrentar a "crise" financeira que não dá tréguas. Entre outras coisas o Sr. Bernanke pediu que fosse feito mais um pacote de estimulo à economia, ou seja, que os helicóteros levantassem vôo novamente e distribuissem algumas notas aos contribuintes. De onde vêm estas notas? Dos contribuintes claro (vulgo departamento do Tesouro), mas estes como não as têm então irão endividar-se, segue o lema "consumir hoje para pagar amanhã".

Desde que iniciei este blog (até antes) que venho a dizer que seria esta a solução preferida para a crise pelos bancos centrais e pelos politicos. Inflar a base monetária para que os devedores consigam sair da dívida à custa daqueles que pouparam e foram inocentes o suficiente para manter todas as suas poupanças em dinheiro vivo - ser honesto num mundo criminoso não compensa.

Mas o pior é que apesar de Ben Bernanke ter estudado com cuidado as lições de 1929 parece já não ter tido o mesmo cuidado ao estudar a crise Asiática (principalmente no Japão e curiosamente também depois de uma bolha de crédito com especial incidência no mercado imobiliário) dos anos 80. Também os Japoneses tentaram inflar a moeda, também eles distribuiram cheques pelo correio e também eles, passados mais de 20 anos, não conseguiram ainda recuperar dos excessos cometidos. Qualquer leigo poderia aqui encontrar argumentos para demonstrar que a actuação dos Governos e Bancos Centrais apenas serve para prolongar o sofrimento das populações e não para resolver o que quer que seja mas pelos vistos os Doutores e as suas teorias Keynesianas (que curiosamente não conseguiram prever a crise) pensam demonstrar o contrário... mais uma vez pagaremos todos pelos erros de meia duzia de pessoas nas cupulas do mundo.

Sem comentários: