domingo, 6 de março de 2011

Olhando para o SP500

O SP500 teve uma queda abrupta há cerca de 15 dias que colocou os ursos (incluindo aqui o yours truly) em alvoroço mas a verdade é que o momentum tem-se vindo a perder e sem ele isto já não é a mesma coisa.



Pode ver-se na imagem que os 1300 estão a ser suporte e que ao mesmo tempo o índice faz lower highs mas também higher lows, ou seja, não tem tendência defenida - está a consolidar. Ou dito de outra forma está a desenhar um triângulo com base nos 1300 e com a LTA que mostro no gráfico.

Os triângulos são eles também um desenho de consolidação que tendem a romper na direcção da tendência dominante, o que neste caso é de subida. Os ursos portanto que tenham cuidado enquanto o índice não romper definidamente os 1300 e quebre este padrão de consolidação. Se os 1300 aguentarem e o padrão quebre em alta como é provável quem quiser fazer dinheiro terá que estar do lado longo mais uma vez, por mais irracional que pareça. Digo até que rompendo em alta não se sabe onde pode parar, quem sabe máximos históricos. Eu próprio cancelarei todas as minhas previsões que tinha feito no início do ano.

Depois convém apenas não confundir a prestação dos índices com a prestação da economia... mas vamos um passo de cada vez vendo onde nos leva o SP500, por mim estou curto mas pouco até porque se o topo e feito e significativo haverá oportunidades de acumular na descida.

Sem comentários: