quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sobre os "incentivos" à natalidade...

Voilá, numa acentada arremata-se uma oferta pelos votos, apela-se à natalidade e cria-se uma fonte de capitalização para o sistema bancário que tanto precisa.

Miguel Camelo, in O Pão e a Razão

Ler Mais...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sentido de humor

Teixeira dos Santos afirmou hoje que as previsões do Banco de Portugal, estimando cerca de 200 mil novos desempregados em 2010, não estavam correctas pois não tinham em conta o plano de combate "anti-crise" do governo. Dá vontade de rir mas infelizmente o homem governa-nos.

Talvez seja uma boa altura para recuperar este video.

Ler Mais...

sábado, 25 de julho de 2009

Boas intenções...

Como o inferno ficou cheio de boas intenções...



Via Insurgente.

Ler Mais...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Realismo

O Daily Telegraph publicou um artigo no ultimo fim de semana sobre a situação, grave, na Irlanda onde o primeiro ministro, depois de passar dois orçamentos de estado de emergência para conter o défice (a caminho dos 15%) vê-se agora forçado a cortar pessoal na função publica. Quando não se fazem reformas em tempo útil é assim que acontece: temos que as fazer na pior altura possível. Entre os cortes falam em 6900 professores, cortes nos subsídios de família e dos policias, aumentar o custo dos hospitais para os seus utilizadores entre outras medidas. Ou seja, a realidade está a apanhar a Irlanda uma das maiores beneficiadas do boom global providenciado por Bernanke e Trichet. E a realidade está a aparecer agora, não vai aparecer daqui a 10 anos, a divida não vai ser paga pela próxima geração… não, os erros vão ser pagos agora e já vai ser com juros de mora.

O artigo espalha também o realismo ao resto da Europa, escapando Portugal que ninguém lhe liga nenhuma mas encaixando muito bem a carapuça a esta nação: […]the deeper truth is that Britain, Spain, France, Germany, Italy, the US, and Japan are in varying states of fiscal ruin, and those tipping into demographic decline (unlike young Ireland) have an underlying cancer that is even more deadly. The West cannot support its gold-plated state structures from an aging workforce and depleted tax base.

Ou por outras palavras: o modelo social europeu é suicídio e nem aqueles com modelos menos socialistas se safam. E sobre as politicas Keynesianas de “gastar dinheiro para evitar a falência”?
Such policies have crippled Japan. A string of make-work stimulus plans - famously building bridges to nowhere in Hokkaido - has ensured that the day of reckoning will be worse, when it comes. The IMF says Japan's gross public debt will reach 240pc of GDP by 2014 - beyond the point of recovery for a nation with a contracting workforce. Sooner or later, Japan's bond market will blow up.

Presumo que seja “sooner” e não “later” e provavelmente não rebenta sozinho. Curiosamente o resto do artigo continua a repetir o slogan de que imprimir notas vai salvar a economia e de que são as “politicas monetárias apertadas” (uh?) que estão a condenar países como os EUA, Reino Unido e Irlanda. Na minha ignorância pergunto eu, porque não legalizar a contrafacção de notas? Afinal, se o BCE não quer imprimir o suficiente para sermos todos “ricos” porque não deixar outros fazerem esse trabalho? De certo está aqui a solução para a crise!

Ler Mais...

Pensamento do dia

"In the period, 2001 -2007, the Fed managed to do something that had never before been done - create a worldwide bubble in just about everything. Stocks, bonds, art, oil, housing - you name it; it went up. The only thing that didn't go up was the dollar." - Marc Faber

Ler Mais...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Optimismo

Na sua recente entrevista ao Jornal de Negócios. Abel Mateus demonstra um optimismo para mim incompreensível sobre a situação nacional.

"O próximo Governo vai enfrentar uma situação muito séria: PIB a cair 3,5% a 4%, taxa de desemprego próxima dos 10%, endividamento externo equivalente a 110% do PIB, défice externo de 8% a 9% e um défice estrutural do sector público da ordem dos 5%, de acordo com os cálculos da Comissão Europeia. É uma situação bastante séria. Não há paralelo na economia portuguesa”. Conclui, na versão em papel do jornal, que a nação corre o risco de falir como a Islândia nos próximos 10 anos... optimismo pois que se isto durar mais 3 ficaria muito surpreendido, venha Sócrates, venha Ferreira Leite que só muda mesmo a mosca.


Deixa ainda um recado aos governantes, no seu optimismo inocente como se houvesse alguma coisa capaz de parar esta máquina estatal automatizada para roubar quem trabalha e distribuir pelos amigos ou simplesmente queimar na fogueira do bem publico:

"É necessário novamente uma combinação de políticas de ajustamento conjuntural, mas sobretudo estrutural. É nos períodos de crise que se devem criar as condições para uma recuperação mais acentuada".

Sócrates claro não quer saber disso para nada, está convencido, como Abel Mateus, que isto ainda dura mais 10 anos e como tal pode dar-se ao luxo de tentar mais um mandato para mais tarde, qual Guterres ou Barroso, poder emigrar para um qualquer tacho internacional. Surpreendente talvez pelo tom que parece fazer voltar o antigo Sócrates arrogante, dono do mundo e ignorante fica a resposta:

Em 2007 Portugal teve o menor défice na história da democracia recente. Está para nascer o primeiro-ministro que tenha feito melhor do que eu com o défice.

Habilidades contabilísticas feitas à custa do roubo do tecido produtivo do país e nem um cêntimo de corte na despesa. Que surpresa enorme será se em recessão as receitas de impostos caiem e as despesas sobem devido a custos com propaganda politica.

Falência em 2020? Meus amigos... o próximo governo não vai chegar ao fim do mandato, nem que seja eleito o papa.

Ler Mais...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não percebi

Isto foi o normal desrespeito pela propriedade privada ou foi uma ajuda ao sector bancário?

Ler Mais...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Faz hoje 40 anos!

Há 40 anos atrás Buzz Aldrin e Armstrong aterraram na lua no que começou como um projecto balistico para fazer frente ao poder demonstrado pela URSS.



Deixando a politica de lado, o discurso é um bom discurso.

Podem acompanhar uma repetição da missão da Apollo 11 neste endereço.

Ler Mais...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Frase do dia

Portugal atravessa um período de deflação. Hoje os keynesianos não almoçaram porque sabem que amanhã o almoço será mais barato.

João Miranda, in Blasfémias.

Ler Mais...

Acabou-se o KitKat?

A pequena pausa parece ter chegado ao fim e o fecho de hoje parece invalidar completamente o padrão H&S que tinha referido anteriormente. Assim é provável que a ultima perna deste rally que esperava esteja já a ser desenhada. Apesar disso os mercados parecem um pouco esticados e é provável que haja quedas brevemente para poder "respirar".

Fica o boneco actualizado.



Disclaimer: Negociar futuros pode envolver perdas substanciais de capital, por vezes perdas superiores ao capital inicial. Esta mensagem tem apenas um fim educacional e não deve ser confundida com um conselho de investimento, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de perdas associadas com o conteúdo desta mensagem.

Ler Mais...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Pensamento do dia

How come the best talent money could buy couldn't change course at GM? How come all those smart people in the California legislature can't balance the budget? Well, that's just the way it is. An institution matures...and the parasites take it over.

Retirees, executives with their golden parachutes, the halt, the lame,
employees, managers, hangers on, lawyers, accountants, businessmen... everyone has an interest in keeping the hustle going. The executive wants his bonus...the retiree wants his pension...the lawyer wants his retainer... All can see that the old place ain't what it used to be. They all know that the gravy train won't go on forever...but that just makes them more eager to get it while the getting's good.


- Bill Bonner, Daily Reckoning.

Ler Mais...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os segredos do templo

If the public knows more they will me outraged!
- William Greider, autor de Secrets of the Temple: How the Federal Reserve Runs the Country

Ler Mais...

Precisa de algo camarada?

Tentei encontrar online mas ainda não está disponível em formato digital o novo cartaz publicitário do bloco. Já sabíamos que os patrões eram uma classe que só existe para servir os outros (que é isso do lucro? se é patrão é porque é rico, não precisa de lucro) quando o bloco nos informou que se chegar ao poder vai ser proibido despedir.

Hoje fiquei a saber, através do novo outdoor, que se por acaso algum leitor estiver a precisar de emprego com o bloco de esquerda nem precisa pedir... é só precisar. Pelo menos assim reza o cartaz prometendo "emprego para quem precisa". Eu irei redigir já o meu curriculo de seguida uma vez que, como podem imaginar, eu andava mesmo a precisar de ser CEO da Auto-Europa.

Eu de carros sei que têm 3 pedais e uma coisa que diz que são as mudanças, mas eu de mudanças gosto pouco. De qualquer das maneiras só porque não percebo de carros não quer dizer que não possa mandar naquilo, até porque a habilidade não conta nada para o assunto e eu estou mesmo a precisar (é as peças para o carro da minha mulher, aquilo anda com problemas e eu preciso de um sitio barato para as peças). O meu caro camarada leitor já acabou o curso das novas oportunidades? De que é que precisa? Um tachozinho nos CTT parece-lhe bem? Não tem que lamber envelopes nem nada, basta ficar sentado que o BE vai lá colocar um departamento de necessitados.

Quando a esquerda perde a vergonha é assim que se assume, sem complexos. O trabalho é para quem precisa e se por acaso você sabe fazer alguma coisa então não deve precisar!

Ler Mais...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Arnold Bucks

Ao menos o autor deste video encara a crise de bom humor.



É papel e é verde mas mesmo assim os americanos continuam a preferir aquele que tem as caras dos presidentes.

Via The mess that Greenspan made.

Ler Mais...

Uma ajuda a Ron Paul?

Peter Schiff, várias vezes mencionado neste blog, está a pensar em concorrer para o senado contra Chris Dodd. Esperemos que sim e que possa dar uma ajuda a Ron Paul.

Fica este vídeo sobre a visão económica de Schiff.

Ler Mais...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Com a verdade me enganas

Ler Mais...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sinais dos tempos

A falência da Califórnia, apenas a que foi a 8º maior economia do mundo, é algo surpreendente de ver. Sinais dos tempos já há obviamente mercado para estas coisas (durante quanto tempo, é o que resta saber) apesar de os grandes bancos americanos não se mostrarem nada interessados naqueles papelinhos que o governador implacável se prepara para denominar como moeda legal dentro do Estado.

Sinais dos tempos, já está registado o dominio buymyiou.com!

Será esta a solução adoptada pela UE caso algum país dentro da zona euro se venha a encontrar na mesma situação que a Califórnia?

Ler Mais...

A história não se repete

mas rima... este cartoon é de 1934.



Via Causa Liberal.

Ler Mais...

Uma pequena pausa (2)

Há cerca de 3 semanas deixei aqui a indicação que o mercado estava preparado para tomar o seu descanso na subida desenfreada que vinha a fazer desde Março. Disse eu na altura que "vamos ter de assistir a uma correcção pelo menos até à zona dos 880-840 no SP500". Cá chegamos hoje pelo menos aos 870 e portanto é altura de voltar a rever a imagem.



O primeiro padrão desenha o que acho a estrutura de Elliot mais provável para o SP500 até ao momento. Ou seja, mais uns quantos pontos de quedas e depois inversão para máximos anuais (que prevejo serem os melhores preços que vamos ver nos próximos anos). Só quedas muito rápidas e violentas nos próximos tempos me poderiam fazer crer que os máximos do mês passado já não seriam ultrapassados.

O segundo padrão no gráfico é um conhecido Head & Shoulders onde se vê claramente as velas do mercado a desenharem os ombros e a cabeça com o "pescoço" nos 880 pontos o que costuma ser um sinal de inversão. Só tem um problema... é que eu não conheço ninguém que esteja no mercado e que não tenha olhado para aquele padrão de inversão, de tão óbvio que ele é duvido que realmente faça cumprir na totalidade o target que tem.

Se alguém tomou alguma posição curta baseada na análise do mês passado agora seria uma boa altura para fechar pelo menos metade da posição e deixar a restante seguir até à zona dos 810-820 que será o target do padrão H&S na figura... ajustando o stop pelo caminho.

Disclaimer: Negociar futuros pode envolver perdas substanciais de capital, por vezes perdas superiores ao capital inicial. Esta mensagem tem apenas um fim educacional e não deve ser confundida com um conselho de investimento, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de perdas associadas com o conteúdo desta mensagem.

Ler Mais...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Iliteracia financeira

A meio de uma crise deflacionária querem subir o ordenado mínimo. O outro também deu um passo em frente à beira do abismo.

Ler Mais...

Papel moeda no leito da morte?

"Banking was conceived in iniquity and born in sin. The Bankers own the earth. Take it away from them, but leave them the power to create deposits, and with the flick of the pen they will create enough deposits to buy it back again. However, take away that power, and all the great fortunes like mine will disappear — as they ought to in order to make this a happier and better world to live in. But, if you wish to remain the slaves of Bankers and pay the cost of your own slavery, then let them continue to create deposits.”
- Sir Josiah Stamp (1880-1941), governador do Banco de Inglaterra, em discurno na Universidade do Texas em 1927.

E é com esta citação que Antal E. Fekete começa o seu mais recente artigo.

Ler Mais...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

China e o metal amarelo

Neste video o Republicano Mark Kirk fala da humilhação a que Tim Geithner foi sujeito pelos estudantes chineses na sua recente viagem ao oriente para garantir que o USD era uma moeda para o futuro e garante que a China está preparada para se proteger do USD trocando 80 mil milhões de papelinhos verdes pelo seu equivalente em metal amarelo (mais de 1000 toneladas).

Ler Mais...

Curiosidades da zona euro

Perguntaram-me por e-mail recentemente se as moedas de ouro Austríacas (que já aqui recomendei) são reconhecidas como “moeda legal” ou, dito de outra forma, visto que têm uma denominação facial em euros se podem ser simplesmente trocadas por notas emitidas pelo BCE em qualquer banco comercial. Estava convencido de que seriam pela experiência que tenho da situação nos EUA (onde as moedas de ouro têm um valor facial de $50 e são reconhecidas pelo congresso como moeda legal) mas não tendo a certeza achei que o melhor era perguntar directamente à fonte, ou seja, ao BCE.

Ainda bem que o fiz porque já aprendi qualquer coisa hoje e assim partilho com os leitores. Existem 3 tipos de moeda reconhecidas pela Comissão Europeia:

1) Moedas de circulação
2) Moedas comemorativas
3) Moedas de colecção

As moedas de circulação são aquelas que todos temos na carteira. São emitidas individualmente pelos governos nacionais seguindo as directivas da CE e do BCE. Estas moedas como a maior parte sabe têm uma face comum a todos os países e uma outra face que tem um desenho próprio escolhido por cada estado membro. Uma moeda emitida em Portugal é considerada boa para pagamentos em qualquer país da zona euro.

As moedas comemorativas são moedas com um desenho diferente que podem ser emitidas pelos estados membros uma vez por ano para celebrar uma data especial de relevo. Estas moedas têm sempre o valor facial de 2€ e podem ser usadas em qualquer país da zona euro.

As moedas de colecção podem ser emitidas por cada estado membro mas são apenas consideradas moeda legal dentro das fronteiras desse estado. Adicionalmente é necessário que essas moedas em nada se assemelhem às moedas de circulação para não confundir as pessoas (não fosse alguém ficar chateado por ficar com uma moeda de ouro por 2€). A resposta foi-me dada por Anne Ropers da Comissão Europeia (Secretariat of the Mint Directors Working Group) que muito solícita até me indicou um URL onde podem ser tiradas todas as duvidas. A todos os curiosos, boa leitura.

Ler Mais...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sobre Maddoff

Isn't he the biggest financial scammer of all time? Well...he's the title-holder now. But he has a lot of competition close on his heels. Bernie's crime was taking money from people under false pretenses...and then being unable to give it back to them. How is that different from the financing activities of the US government?

[...]

And when you balance Bernie's sins against his virtues, we're not sure the man doesn't come out at least as well as many of his accusers. While Bernie was pretending to make his investors rich, the SEC was pretending to protect them from Bernie. In fact, neither were really doing what they claimed. Which is to say, both are guilty of ordinary evil.

[...]

But, what is the point of keeping Madoff in prison? He represents no threat. Rather than pay $30,000 per year to keep him locked up, we suggest that he be forced to do community service work. He should be pressed into service as the next head of the Federal Reserve after Ben Bernanke's term expires in December. With Madoff in the big office, there would be no longer any illusions about what sort of bank the Fed is running.


Bill Bonner, in Daily Reckoning

Ler Mais...