quarta-feira, 7 de julho de 2010

Há ursos

E depois dos ursos, há o Pretcher com a sua teoria deflacionista que aqui tenho partilhado nos vários artigos que tenho colocado opondo teorias inflacionistas a deflacionistas.

Mr. Prechter is convinced that we have entered a market decline of staggering proportions — perhaps the biggest of the last 300 years

E o que isto pode querer dizer para o nosso amado ouro? Apesar de no artigo não se falar nisso a visão de Pretcher é uma vinda abaixo dos valores do ano passado (que ficaram mais ou menos nos $600) e que só depois disso o ouro entrará num novo bull market de proporções épicas.

Apesar de partilhar a visão de Pretcher para as acções não sou tão pessimista para o ouro. Se acreditarmos que o ouro é uma commoditie como outra qualquer é natural que as forças deflacionárias o tragam para baixo. Se considerarmos, como eu considero, que o ouro é dinheiro então temos que admitir que numa deflação o dinheiro ganha valor.

Na dúvida, retoma-se o negócio de sempre do inflacionista. Compra-se ouro e vende-se acções do lado curto. Mesmo que esteja errado e o ouro venha por aí abaixo só uma catástrofe para perder mais (em termos percentuais) que os mercados accionistas. O que perdermos num lado será mais que compensado do outro e teremos sempre a segurança do ouro (contando que seja físico).

Artigo completo.

Sem comentários: