terça-feira, 13 de julho de 2010

Stress Tests

A banca nacional superou com sucesso o primeiro teste de stress.

Enquanto no resto da Europa os testes de stress se limitam a formulação de questões teóricas e tentativas de perceber como eventualmente as instituições financeiras irão comportar-se nesses acontecimentos hipotéticos, em Portugal apesar de estarmos à beira do abismo deu-se um passo em frente na realização dos testes de stress à banca nacional.

Assim, pegou-se no maior banco privado nacional e tentaram perceber, não em formulações hipotéticas, mas sim com recurso a boatos massivamente difundidos por sms e emails de que o mesmo iria falir, para testar de uma assentada como o mesmo se iria comportar e testar também o risco sistémico a todas as outras instituições financeiras nacionais.

É com alegria que podemos afirmar que o sistema bancário nacional é robusto e está preparado para qualquer acontecimento menos positivo que possa ocorrer. Não houve levantamentos massivos da instituição em causa, as acções tiveram uma variação pouco significativa no suposto dia D e nem qualquer outro banco nacional foi afectado com o eventual risco sistémico que tal falência iria exacerbar.

Em Portugal não se brinca com coisas sérias, quando é para testar é logo em grande nem que com isso se possa deitar abaixo todo um sistema financeiro com o simples teste se o mesmo é robusto ou não.

Mais uma vez damos cartas a nível internacional de como se devem fazer as coisas. Contudo a Europa rapidamente já veio afirmar que não irá fazer testes tão rigorosos em nenhum outro país pois nenhum deles tem um sistema financeiro tão robusto e de tão boa saúde como o Português, que consiga superar um teste de stress desta magnitude.


Via Caldeirão de Bolsa.

Sem comentários: