terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quem tem medo do FMI (II) ?

Há poucos meses atrás tinha sido noticiado que o FMI pretendia ver-se livre de uma parte substancial das suas reservas de ouro para financiar os “planos de salvamento” de algumas economias mais frágeis. Houve, compreensivamente, algum receio nos mercados do que isto faria para baixar o preço do ouro (cotado em USD).

Existem na minha óptica várias ameaças à escalada do ouro, mas logo na altura tive oportunidade de dizer que esta seria a que menos me preocupava, viessem estas vendas do FMI ou de um qualquer tresloucado de um banco central, pois seriam rapidamente absorvidas por países que sentem cada vez mais a necessidade de diversificar as suas reservas.

Hoje o ouro faz novo máximo histórico nos $1080, um dia depois de a Índia anunciar que, só eles, vão ficar com metade das 400 toneladas que o FMI quer despachar. A China e a Russia serão outros dois países eventualmente interessados em resolver o “problema” do FMI.

1 comentário:

Sérgio disse...

Cá pra mim a India passou a perna à China e "comeu" logo a fatia grande! Vamos ver para quem vai a outra fatia ou se será dividida em fatias mais pequenas para os outros meninos não ficarem a berrar... ainda hoje um amigo me dizia que portugal podia resolver a dívida pública com a venda do ouro português, "NUNCA nem pensar" disse eu, o ouro não se vende! Temos e de poupar os papelinhos emitidos pelo BCE e sobretudo não os gastar onde não produzem nada!