terça-feira, 30 de setembro de 2008

Maior queda dos ultimos 20 anos

Ontem o Nasdaq perdeu quase 10%. O Dow Jones e o S&P500 passaram os 8% de quedas originando a maior queda dos mercados bolsistas desde 1987 e foram retirados do mercado cerca de 1.2 Biliões de euros (ou trillions em americano).

Convinha apenas lembrar que isto aconteceu quando as vendas curtas (que referi aqui recentemente) foram proibidas pelo SEC, gostava de saber quem foram os responsáveis agora e porque é que ninguém culpa a SEC de ter retirado parte importante da liquidez do mercado (que era gerada exactamente pelos short-sellers).

Se algum responsável houve ontem pela descida histórica foi a SEC pela sua interferência no mercado.

domingo, 28 de setembro de 2008

Nacionalizações alastram à Europa

O Reino Unido, outrora visto como o único país Europeu com respeito pelos mercados livres acaba de nacionalizar mais uma empresa (já tinha nacionalizado a Northen Rock o ano passado) segundo nos reporta a Bloomberg.

Desta vez é a Bradford & Bingley Plc que não surpreendetemente era uma das maiores empresas a emprestar dinheiro aos proprietários de casas nos Reino Unido.

As massas continuam a aplaudir os "esforços" dos Governos em "salvar" o sistema, concentrando cada vez mais poder politico e económico demonstrando que a unica coisa que aprendemos com a história é que não aprendemos com a história.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Prata - Anomalia no mercado? (parte III)

Os que me acompanham regularmente sabem bem que recomendo a compra de ouro e prata física como protecção de riqueza contra a irresponsabilidade dos Estados e dos Bancos Centrais mundiais que não param de injectar liquidez nos mercados.

Já tinha aqui descrito (na parte I e II em Agosto) que existe uma divergência entre o mercado de "prata-papel" (futuros, ETFs, spot, etc.) e o mercado "normal" de rua onde se pode ir à loja e comprar prata directamente.

Ler Mais...

A escola (III)

Li esta segunda feira no jornal Metro que a Confederação Nacional de Associações de Pais vai reunir para discutir qual a utilidade dos exames nacionais nas escolas.

Parece que os filhos coitados não conseguem passar com muito boas notas. Obviamente a culpa é dos exames, os filhos não podem ser estupidos porque saiem aos pais. Esta gente que se prepara para condenar o ensino publico a uma mediocridade ainda maior que a actual é a mesma gente que me vai forçar a meter o meu filho no ensino privado onde ainda haja um mínimo de padrões de qualidade que lhe dêm acesso a uma educação decente depois de destruírem o ensino publico.

E o cómico é que esta mesma gente vai ser quem vai criticar o meu filho por ser de "familias ricas" e que tem uma "vantagem desleal" no acesso ao mercado de trabalho. É esta gente que me dá vómitos e me tira o sono.

Revolta!

Ler Ayn Rand é algo que nunca tinha experimentado. É algo novo que não consigo descrever concretamente, é um sentimento de descoberta como se sempre tivessemos sabido que algo de errado estava a acontecer no mundo mas so agora descobrimos concretamente o quê. É um sentimento de tristeza ao vermos o que realmente nos rodeia.

Quando tentei descrever este sentimento a um amigo lembrei-me de uma analogia muito simples com o filme Matrix. É como quando Morpheus nos dá a escolher entre o comprimido vermelho e o azul. Nós, claro, escolhemos o vermelho porque queremos saber tudo e mais alguma coisa e depois passamos a vida a torturar-nos "porque é que não escolhi o azul" ao percebermos as consequências de tudo o que vemos de novo no mundo... "ignorância é felicidade".

Ler Mais...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Falhar?

O humor negro (ou será mesmo indignação) chega-nos dos sitios mais estranhos. Desta vez da sala de audiências onde Paulson e Bernanke tentam convencer os congressistas a pagarem $700 biliões por dívida tóxica.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pensamento do dia

"Existem 6.84 triliões de dolares depositados nos bancos norte americanos. Estes têm cerca de 240 biliões de dolares de liquidez. Os bancos não podem assegurar os depósitos"

“Investing in Chaos, The Storm is Here”
Darryl Robert Schoon, September 17, 2008


Ninguém se espante porque isto é perfeitamente normal e legal, é mesmo assim que funciona o sistema de reserva fraccional. O resto do dinheiro estará provavelmente em hipotecas que fazem a diferença... ou faziam... bom, não digam a ninguém porque senão ainda tentam levantar o dinheiro que lhes pertence.

A morte dos mercados livres

Os mercados mundias sofreram hoje ondas de pânico, euforia, tristeza e indignação. A SEC (Securities Exchange Commision - uma espécie de CMVM americana) decidiu impedir a venda curta (short selling - uma das formas que os investidores podem usar para ganhar dinheiro em Bear Market) de 799 titulos de instituições financeiras. No Reino Unido já ontem tinha sido dado o mote.

Existiria tanto para comentar que nem sei por onde começar. Sinto que o mais interessante é que no fundo o maior sentimento é mesmo de indignação e não de surpresa, de uma maneira ou de outra todos já esperavam a manipulação do mercado desta forma. Deixo apenas um comentário curto da MarketWatch:

Ler Mais...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como as injecções de liquidez afectam a inflação

Perguntaram-me hoje que relação tinham as injecções de capital com a inflação nos índices de preços ao consumidor. Aqui fica a minha resposta:

Existem várias teorias mas a mais fácil de perceber é simplesmente através do efeito procura/oferta. Existe mais dinheiro no mercado enquanto que os bens disponíveis para serem consumidos são os mesmos portanto é natural que eles subam em termos de dinheiro.

Note-se que o valor dos bifes continua o mesmo mas é o valor do dinheiro que baixa por este existir em excesso. Isto é o que eu considero a "inflação percepcionada" pelo consumidor. A inflação real é automática e é para mim simplesmente a taxa de crescimento do dinheiro disponível no mercado, simplesmente este dinheiro todo que é criado (e estamos a falar de percentagens com dois digitos) leva tempo a chegar ao consumidor final e às vezes demora anos para que a criação do dinheiro tenha efeitos que os consumidores considerem inflacionistas.

Ler Mais...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

DECO estuda marcha contra petroliferas

Surgio no Caldeirão um novo tópico sobre a DECO e uma eventual marcha contra as petrolíferas por estas não baixarem os preços dos combustíveis.

Penso que é um mau serviço que a DECO presta ao país em geral e aos consumidores em particular se avançar com esta "marcha" pelas razões que o Marco António já teve oportunidade de explicar no seu tópico e que eu coloquei aqui um excerto no artigo Petroleo Vs Gasolina. Mas o pior de tudo é quando vejo, além da triste noticia, comentários como este:

Há que fazer algo contra esses fantoches que se aproveitam de um povo indefeso que precisa de combustível para o seu dia a dia profissionalmente...

Ficam os meus pensamentos em baixo.

Ler Mais...

Continuam as nacionalizações

A 23 de Julho escrevi aqui um artigo entitulado Os Estados Socialistas da América e muita coisa se passou entretanto, nomeadamente a nacionalização de facto da Fannie Mae e da Freddie Mac que foram salvas pelo argumento de "demasiado grandes para falhar". É engraçado como os gestores destas companhias recebiam em 2006 e antes milhões de dólares em bonus e ordenados, ajudaram a criar toda esta trapalhada e agora o Governo (ou seja, os contribuintes) têm que assumir a trapalhada criada e lidar com a alavancagem excessiva usada pela gestão danosa anterior. O privado fica com o lucro enquanto os contribuintes ficam com o risco.

Há uma falência moral dos mercados e dos politicos mas muito mais se passou além disso...

Ler Mais...

A escola (I)

As férias têm disto, de repente damos por nós a olhar para coisas que não nos passavam pela cabeça olhar. E foi assim que fui de encontro a um artigo de 24 de Janeiro de 1958 publicado numa revista norte-america (cujo nome me escapa de momento).

Era, nesse artigo, criticado o estado da educação no país. Era defendido que tinham as melhores universidades do mundo mas que o ensino basico e secundário era bastante inferior aos países da "cortina de ferro".

O entrevistado foi o Professor Arthur Bestor da Universidade de Illinois e podemos ler entre outras coisas as seguintes declarações (tradução livre):

Ler Mais...

A escola (II)

Uma outra leitura que se me atravessou pela frente foi um dos manuais de estudo da cadeira Cultura Norte-Americana leccionada na nossa Universidade Nova de Lisboa.

Encontrei a indicação de que o presidente Truman era um presidente liberal. Tinha as minhas duvidas mas o manual de estudo esclarece e apresenta algumas iniciativas do então presidente dos EUA:

Ler Mais...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Frase do dia...

Uma taxa de juro de 2% não é particularmente acomodatória numa crise de crédito
United States Federal Reserve Beige Book

Dolar a subir com estas declarações? Sou só eu a achar que houve uma intervenção silenciosa?